domingo, 5 de março de 2023

NÃO TREINO PENSANDO SOMENTE NO AMANHÃ

(Gislaine, feliz, forrozeira, criativa, cheia de amigos, auto estima lá em cima, realizada profissionalmente, bom relacionamento familiar, porém, comendo compulsivamente e odiando academia) 

    Meu nome é Gislaine, sou comedora compulsiva, tenho distorção de imagem, seis parafusos na coluna, e vários ligamentos rompidos nos tornozelos. Quando cheguei na Crosslife Santa estava prestes a completar 48 anos de idade, tinha total aversão a qualquer tipo de atividade física que não fosse dança.

    Eu tinha tido uma considerável perda de peso como podem observar pelas fotos abaixo, emagreci graças a uma "rede de apoio" que terei prazer em detalhar no privado e foi o meu ex marido que, ao me ver magra, carinhosamente sugeriu que eu deveria procurar alguma atividade física.

(foto de outubro de 2020 - 107 kgs e a de agosto de 2021 - 73 kgs)

    Chegava às academias e falava, olhando bem nos olhos de quem me recebia, eu detesto academia mas estou aqui porque sei que preciso,  cada aula experimental o "detesto" ficava ainda mais potente e o "eu preciso" mais sútil.

    A minha psicóloga Ani Paula Mogentale, educadora física e na época aluna da Crosslife Santa, relatou-me o quão espetacular era o Eric, na época professor e proprietário da Crosslife Santa. Aceitei sua sugestão e fiz três aula experimentais e para o meu espanto, gostei. Apesar de ter gostado, paguei contrariada o plano trimestral. Era certo que mesmo tendo gostado das três aulas eu não permaneceria ali, exercícios de força e resistência definitivamente não eram para mim, ambiente de academia não era para mim.

    Mas o improvável aconteceu e, antes que o plano acabasse, fiz o plano anual, o meu único objetivo desde quando cheguei era "continuar voltando", não me importo com números e porcentagens, tenho a doutora Angelica dos Santos Silva, minha nutricionista, para cuidar disto por mim. Também não me incomodo que meus colegas de treino peguem mais peso que eu, façam mais repetições do que eu, ou que saltem em caixotes e subam em cordas, coisas que eu ainda não consigo fazer, eu me sinto acolhida e os admiro pelas suas conquistas.

(foto de quando contratei o plano anual)

    Quando eu cheguei na Crosslife Santa eu ia correndo até a lixeira e voltava caminhando. Era impossível correr 200 metros. Comecei a fazer os exercícios sem peso e fiquei um bom tempo usando apenas o peso de 4kg. Na barra, eu não passava de 3 segundos sustentando o meu peso, aos poucos (bem aos poucos) com o incentivo dos professores e das colegas de treino fui melhorando.

   Uma colega do treino insistia que eu tinha emagrecido e eu dizia que não, de tanto ela falar resolvi olhar os números no controle da minha nutricionista e realmente eu tinha emagrecido 10 quilos sem perceber.

   Como eu já tinha emagrecido antes de entrar na Crosslife Santa, esses quilos a menos não me deixaram tão empolgada, ao contrário de quando fui escovar os dentes e encontrei músculos nos meus braços que antes eu não via. Perdi calças porque agora tenho músculos nas coxas, isso sim é realmente formidável, na minha idade ganhar massa muscular é uma glória. 

    Existem outras mudanças que não aparecem nos espelhos e devem ser relatadas, eu dançava duas músicas e ficava cansada, gostava de xote porque não tinha energia para os forrós mais rápidos, agora para eu cansar tem que ser quatro horas de forró direto, e ainda danço trocando ideia porque tenho fôlego para isso, aposto corrida com as crianças, encaro qualquer escadaria, troquei remédios, por vitaminas e suplementos. 

    Aos 50 anos tenho um corpo que nunca tive, estéticamente continua fora do padrão (um padrão cruel que não respeita minha história e minhas marcas), mas estou feliz, estou saudável e já considero até fazer uma abdominoplastia.

    Porém, eu não treino pensando no amanhã,  na minha mobilidade quando eu estiver velhinha, que não vou enfartar como as minhas três tias, que não serei diabética como o meu avô, sinceramente eu não penso nisso,  o futuro a Deus pertence. 

    Foco em ter qualidade de vida hoje. Se eu soubesse que hoje é o último dia da minha vida, eu seguiria meu plano alimentar, iria para o treino, torcendo para ser o "strong" (treino de 30 minutos que prioriza força) pra ter mais tempo com os meus pais e iria para o forró.

    Treino três vezes por semana, se vou viajar procuro ver se no local tem academia, se a Crosslife vai ter férias procuro um lugar pra fazer aula nestes dias. Embora eu tenha um carinho e respeito enorme pela Crosslife Santa, total identificação com o espaço e o formato do treino, confiança nos professores Fernando, Angelo e Vitão, simpatia pelos (as) colegas de treino, (algumas viraram amigas), pela recepcionista Camila,  proprietária Michele e pela nutricionista Janaína, encontro liberdade para falar das coisas que na minha opinião podem melhorar. O que eles conseguiram despertar em minha vida foi um vínculo com a atividade física, que vai além da Crosslife Santa, são bem raras às vezes que chego no espaço sem vontade de treinar. Hoje, eu realmente gosto de treinar.

    Por isso, amo e recomendo a Crosslife Santa ! 

    Agradeço a oportunidade de poder contar a minha história, boas histórias devem ser compartilhadas.



(foto tirada no dia que solicitaram que eu escrevesse esse relato)


*Na última avaliação eu perdi massa muscular e ganhei gordura mesmo fazendo tudo direitinho, provavelmente é por conta da menopausa. Sabe o que eu tenho que fazer? Continuar voltando, simples assim.




6 comentários:

  1. Fávio Luche17/03/2023, 10:42

    Parabéns por sua dedicação e persistência! É incrível como a vida muda com exercícios físicos e como a cabeça muda. Boa Gi!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí menina ! Para sempre !

    ResponderExcluir
  3. Orgulho master dessa menina, viu?💪🏾👊🏾

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa! Fico imensamente feliz por participar do seu processo. É uma honra poder cuidar de você! Admiro e a Amo! Bjos da "Dra" Angélica =D

    ResponderExcluir
  5. Gi, que alegria poder ler o seu relato eu te admiro cada vez mais, parabéns pela sua dedicação e força de vontade! Realmente, viva o hoje pois quem disse que amanhã estaremos aqui? Me orgulho de você. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eder Rodigues de Oliveira18/03/2023, 11:19

    Aeh !!!! Bacana !!! Parabéns

    ResponderExcluir