domingo, 19 de dezembro de 2010

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DE UM CORTE DE CABELO

Entrei no salão de beleza decidida. Já havia ensaiado diversas vezes o que diria a cabeleireira quando me perguntasse como eu gostaria de cortar. Antes do dia do corte, passei algumas horas me olhando em frente ao espelho analisando. Puxa o cabelo pra cá, puxa pra lá, prende pra cima. Enfim, tudo na tentativa de mudar o visual.

O grande dia chegou. Quando sentei na cadeira lavatória, minhas mãos começaram a suar frio. Senti uma fisgada no estômago e meu coração automaticamente começou a bater rapidamente. A moça que lavava o meu cabelo nada percebia. Continuava com seu trabalho dedicadamente. Lavou três vezes minhas madeixas suavemente. Geralmente eu teria gostado desse procedimento, mas não naquele dia, não naquele momento. Sentia vontade de sair correndo dali. Me sentia estranha, com medo.

Quando a pergunta fatídica finalmente ecoou nos meus ouvidos, a resposta não pôde ser outra:

- Corta apenas as pontas.

Saí de lá aliviada, porém bastante pensativa. Porque havia ficado tão nervosa? Porque tememos tanto as mudanças?

O que importa nisso tudo, não é o corte do meu cabelo, mas o temor que muitos de nós temos de modificar algo em nossas vidas. Todos em algumas circunstâncias tememos o desconhecido. Nos acomodamos com o que já temos ou conhecemos e esse é o maior erro. Deveríamos ter coragem de nos arriscar mais, de não se importar com o que os outros irão falar. O que realmente interessa é que cada qual se sinta bem consigo mesmo.

Na próxima vez que sentar na cadeira da cabeleireira vou dizer:

- Quero radicalizar!

(Este texto foi postado em outro blog por Deise Furtado)
 
 Alan ! Meu querido e amado amigo Alan !

Pode cortar o seu cabelo, não é justo que o fracasso da minha dieta (não incluo a Sharon e a Aline), lhe impeça de mudar algo em sua vida. Eu meti a tesoura no meu cabelo na última quinta-feira, consegui me remover para outra escola. Não posso mais ser um impecilho para que você faça alguma mudança em sua vida. No começo esta aposta me incentivou e você sabe bem disto, mas não banquei minha dieta até o fim, faltam poucos dias para terminar o ano e eu cumpri minha parte do acordo.
Não estou desistindo da dieta mas preciso reconhecer que não perdi os quilos que tinha me comprometido a perder nesta aposta.

Sigo a dieta, sem apostas, mas com a certeza que ainda torcem por mim.

2 comentários:

  1. Gi... Sinto que, em momentos de instabilidade, desejo mais movimento ainda. E são nestas horas que o risco de erros crassos são maiores.
    Eu precisava cortar os cabelos, mas pedi "só as pontinhas", consciente de que queria comprimento. Até hoje me lamento pelo centímetros não autorizados... Arbitrariamente mudei e em nem um momento me convenço de que foi necessário.
    Faço aqui minhas analogias partindo de uma situação corriqueira e sublinho a seguinte frase: em time que está ganhando não se mexe!!!
    Eis o outro lado da moeda!
    Bjks de saudade.

    ResponderExcluir
  2. Sim ! Sim ! Em time que esta ganhando não se mexe, o foda é que muitas pessoas ficam a partida inteira esperando o gol que não sai, nem no tempo normal, nem na prorrogação e nem nos penalts. É preciso saber quando é hora de mudar, quando podemos mudar e o que podemos mudar.
    Eu cortei o cabelo, foi fácil, R$ 33,00 em duas horas eu tinha mudado algo em minha vida, se adaptar leva um pouco mais de tempo, tenho colocdo mais shampoo e condicionador do que de fato preciso e de vez enquando ouço: - Ei! Cortou o cabelo?! Sendo que não me olhando no espelho 24 h por dia dependo destes comentários pra me dar conta de tal mudança.
    Mas o que faço com os quilos a mais? Não dá pra pagar e encerrar o assunto. É uma mudança diária, comer menos e comidas saudáveis, comer de 3 em 3 horas, beber água, ... exige disciplina, determinação, persistência e fé. Tá foda !

    ResponderExcluir