sábado, 2 de outubro de 2010

POR QUE É TÃO DIFICIL RECOMEÇAR A FAZER DIETA?

Quando vamos começar algo nos enchemos de entusiasmo, ansiedade e colocamos toda a nossa energia e pensamento positivo naquilo que vamos começar. Pode ser um curso qualquer, um namoro, uma projeto teatral, uma viagem ou sei lá o que. Mas recomeçar é diferente, parece que se estamos recomeçando é porque não fomos até o fim em algum momento, desistimos, fracassamos e aí recomeçamos com menos energia, menos garra do que quando começamos.

Quando começamos algo não sabemos como será e esta surpresa é sempre fascinante, quando recomeçamos não podemos mais contar com a surpresa porque sabemos como será e sabemos também que podemos mais uma vez ter que recomeçar.

Como é difícil recomeçar !

E eu tenho tantos “recomeços” em vista, tantos músculos recomeçando a se movimentar, para que eu possa recomeçar a dirigir, a dançar, a trabalhar,...

Recomeço a dieta em todos os cafés das manhãs, que Deus me ajude a chegar pelo menos até o jantar.


Quero ser como o sol renascer todos os dias !

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

TERAPIA (por Orkut)

Gislaine
Oi querida !!!! Como você tem me feito falta, sabia? Este ano de 2010 tá acontecendo de tudo ... coisas boas e naum tão boas tudo ao mesmo tempo ... esta uma loucura ... dia 2 de Setembro tive que fazer uma cirurgia de urgência .... coloquei pinos em 03 vertebras da região lombar ... lembra q vc sempre dizia pra eu procurar um médico eu devia mesmo ter procurado ... agora estou aqui pela primeira vez sem uma super festa de aniversário já q estou me recuperando ... fico mais tempo deitada do que sentada ou andando ... e naum posso sair de casa ... estou aprendendo a lidar com os meus medos ... por sinal acabo de descobrir que sinto medo ... sempre me achei tão corajosa ... rs .... e o mais importante PAREI ... Deus deu um jeito para que eu parasse para que os meus alunos seguissem adiante sem minha presença ... pelo menos por uns meses .... não vou poder dançar tão cedo .... e já tinha até apresentação de salsa marcada ... aprender a lidar com minha vaidade, minhas frustrações, ... e ter a certeza que orar, rezar, ... tem uma força incrível, senti uma super energia positiva no momento da cirurgia e tenho certeza que era poder da oração .... minha e principalmente dos meus familiares e amigos... tanto aprendizado ai ai ai ai .. como eu te queria por aqui .... rs .... beijos e muito obrigada por ter lembrado do meu aniversário.



Valquiria Otaviani
Puxa Gi!!!! Quantas coisas ao mesmo tempo hein!? Olha estou longe fisicamente... mas mando todas minhas boas energias para que vc se recupere logo, e em todos os sentidos!!! Mas, sabe que lendo tudo que vc escreveu fico aqui pensando que se eu estivesse por aí, com toda certeza do mundo estaria ao seu lado... talvez muito mais como amiga do que como psicóloga, por que vc está com um raciocíno auto analítico muuuito bom viu rsrsrsrs!!! Sei que é difícil, mas aproveite de verdade essa fase e transforme suas constatações e descobertas em atitudes daqui para frente... isso é realmente aprendizado! Tenho certeza que isso te trará mais tranquilidade e paz para seguir adiante.... Mega beijo... fique com Deus e se cuide!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

VISITAS NO HOSPITAL E EM CASA

Minha mãe, enquanto que me acompanhava no hospital, também sem ter o que fazer, começou uma listinha com o nome das pessoas que me ligavam e me visitavam, mas eu acabo de descobrir que ela jogou fora a tal listinha. Mães! Mães!



Vamos lá, vou buscar na memória, com a ajuda da minha mãe, as pessoas que foram me visitar enquanto eu estava no hospital: Douglas, Priscila, Emilio, tio Reinaldo, Andréia, Luciano, Eduardo, Dona Pedra, Simone, Tânia, Lanlan, Jéferson, Osmar, Camila, Éder, Camila, Henrique, Helena, Cido, tia Marina, Junior, Diana, Guilherme, Aline, Alan, Edimilson, a portuguesa do Edimilson, Soninha, sobrinha da Soninha, Odete, Débora, Leandro e embora eu não lembre por conta da anestesia foram também o tio Tarcisio e a tia Ana.



Em casa: Andréia, Luciano, Pedro, Douglas, Priscila, Enzo, Daiane, Eduardo, tia Ana, Simone, vó Paschoalina, novamente Andréia, novamente Pedro, novamente Douglas, novamente Priscila, novamente Enzo, Elpideo, Terezinha, Guilherme, Ana, Mota, novamente Simone, Camila, Camila, Diana, novamente Douglas, Ângelo, novamente Douglas, novamente Andréia, novamente Pedro, novamente Priscila, novamente Douglas, novamente Enzo, Sonia do Sankler, Bete da Ete, Ossinho, Ângela, Vitor, Tânia do Sankler, Giovana do Sankler, Rodolfo, Rascunho, Priscila, tia Magda, novamente vó Paschoalina, novamente tia Ana, tio Tarcisio, tia Marina, Aline, Alan, tia Nice, tio Alvarino, Agnaldo, Janaina, novamente Simone, novamente Douglas, tio Reinaldo, tia Rose, novamente vó Paschoalina, novamente Douglas, novamente Priscila, novamente Enzo, Abimael, Silvana, Tânia, Adriana, tia Cida, Giovana, Jandira, Lairce, Dina, novamente Simone, Débora, novamente Priscila, novamente Enzo, novamente Marina, novamente Priscila, novamente Enzo, novamente Douglas, Ticiane, Jéferson, Alessandra, novamente Mota, Bárbara, Regina, novamente Aline, Sharon, Patrícia, novamente Douglas, novamente Priscila, novamente Enzo, Emanuel, Carol, Fábio, Elizangela, novamente Andréia, novamente Luciano, novamente Pedro, Cirsio, dona Bete, Érika, Nilza, Maria Eduarda, Priscila, Marcelinho, novamente Douglas, novamente Priscila, novamente Enzo, Ralf, Eleni, Silvinho, novamente Priscila, novamente Enzo, novamente Simone, Andréa, novamente Aline, novamente Alan, Norilei, marido da Norilei e Eduarda.



Ser visitada é tudo de bom !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O TRONCO DA ÁRVORE SEGURA A ÁRVORE E O MEU TRONCO .... (Thelma Chan)

A Thelma Chan diz em sua música que o meu tronco sustenta a mim, sustentou durante quase 38 anos. Todavia no último dia 02 de Setembro precisei colocar alguns pinos em três vértebras e agora me encontro em casa em processo de recuperação.
Durante toda a minha vida carreguei muito peso e me orgulhava disto, carregava minhas cestas básicas, malas de viagens, no circo eu sempre fui base, saquinhos de supermercado, uma sacola enorme e pesada de sala em sala de aula entre outros abusos. Como tudo na vida tem seu preço eu paguei e estou pagando o preço destes abusos agora.

No começo do ano comecei a sentir dor nas costas, procurava pronto-socorro e não dei muita importância em passar com um médico especialista, me recusava a faltar no trabalho, me achava insubstituível e imprescindível na vida dos meus alunos.

E quando a morfina não resolveu me vi obrigada a me afastar e não por alguns dias mas por pelo menos três meses.

Apesar da dor, sofrimento, aprendizagem eu CONTINUO EM DIETA.

domingo, 22 de agosto de 2010

TRUFAS DO FÁBIO

Quando eu estudava na Escola Livre de Teatro, o Fábio, um amigo do curso, vendia trufas e eu obviamente comprava no mínimo duas por dia. Um dia, pedi ao Fábio que não me vendesse mais suas trufas ou melhor pedi a ele que se eu fosse comprar trufas, ele teria que olhar nos meus olhos e perguntar: - Gi, você quer mesmo comprar trufas? Depois deste dia, eu nunca mais tive coragem de comprar as trufas do Fábio mas vez ou outra eu saia correndo do teatro e ía para a padaria Karina na esperança de encontrá-la aberta e comprar trufas depois de algumas idas frustradas, desencanei de comer trufas.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

UMA INFÂNCIA COM LANCHEIRAS E CANTINAS


No prezinho levava lancheira, uma lancheira de plástico que mesmo fechada nos permitia ver parte da garrafinha transparente onde eu costumava levar  suco,  minha mãe colocava sempre um saquinho no suco para evitar acidentes,  a tia Nely era quem me ajudava a abrir a garrafinha. Nas séries seguintes eu ainda levava de casa os lanches sempre preparado com muito carinho pela minha mãe. Algumas crianças levavam dinheiro, na cantina da escola era possível comprar cachorro quente ou pão com molho, era o mesmo molho do cachorro quente só que sem a salsicha, eu tinha sorte que uma amiga a Mirela que sempre levava dinheiro para o cachorro quente era luxente e eu sempre abocanhava parte do seu lanche com cebola ou pimentão. Às vezes eu atormentava tanto a minha mãe que ela acabava me dando dinheiro que nunca era o suficiente para comprar o cachorro quente, mas eu me dava por satisfeita em poder comprar o pão com molho ou o pirulito do Zorro que era um doce de leito com coco ralado no meio.
Quando fui para a quinta-série, mudei de escola, fui para um escola particular, o dinheiro era trocado por fichas, mas minha mãe nunca achou correto criança com dinheiro e eu continuei levando lanche de casa, a diferença entre meu nível social e dos meus colegas era grande. Os alunos daquela escola não faziam questão de devolver os vasilhames, o que lhes dariam algumas fichas de volta, eu adorava sair pegando garrafas pela escola, trocava por fichas e com as fichas comprava Pindo D'Ouro, aquele salgadinho de bacon que deixa o cheiro do bacon impregnado nas nossas mãos.
No Ensino Médio eu já trabalhava e já tentava fazer dietas, às vezes substitua o arroz do jantar pela pipoca com bacon vendida na porta da escola, na época eu fazia Meta Real, minha primeira dieta séria. Não lembro de comer dentro da escola, somente das bebidas alcoolicas consumidas eventualmente na porta da escola e do drops Halls de cereja usado para tirar o gosto de cigarro que eu sempre detestei. Mas estas coisas eu só fazia quando não estava de dieta!

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O QUE VOCÊ QUER BEBER?


RELAÇÃO DAS CALORIAS DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Batidas1/2 copo (100ml) : 251 calorias
Campari (44ml) : 120 calorias
Cerveja 1 lata (350ml) : 154 calorias
Cerveja light 1 lata (360ml) : 94 calorias
Cerveja sem álcool a lata (360ml) : 93 calorias
Champagne 1 taça : 85 calorias
Chopp 1 tulipa (150ml) : 90 calorias
Cidra 1/2 copo (100 ml) : 50 calorias
Conhaque 1 dose (50ml) : 125 calorias
Coquetel de frutas 1 copo (300ml) : 155 calorias
Daiquiri 1/2 copo (100ml) : 116 calorias
Gim 1 dose (30ml) : 60 calorias
Licores 1 cálice (35ml) : 100 calorias
Meia de seda 1 copo (240ml) : 140 calorias
Martini 1 cálice (35ml) : 140 calorias
Pinga 1/2 copo (100ml) : 231 calorias
Ponche 1 copo (200ml) : 100 calorias
Rum 1 copo (100ml) : 220 calorias
Saque 1 cálice (50ml) : 100 calorias
Suco de tomate 1 copo (200ml) : 45 calorias
Vermute doce 1 cálice (35ml) : 50 calorias
Vinho branco doce 1 taça (110ml) : 142 calorias
Vinho branco seco 1 taça (100 ml) : 85 calorias
Vinho de maçã 1 taça (100ml) : 32 calorias
Vinho do porto 1 taça (100ml) : 85 calorias
Vinho moscatel 1 taça (100ml) : 155 calorias
Vinho rosé 1 taça (100ml) : 74 calorias
Vinho tinto 1 taça (100ml) : 85 calorias
Vodca 1 copo (100ml) : 115 calorias
Wisky 1 dose (100ml) : 240 calorias

CAIPIRINHAS
Light (pinga, limão e adoçante) : 253 calorias
Vodca, limão e adoçante: 272 calorias
Saquê, limão e açúcar : 325 calorias
Saquê, morango e açúcar: 340 calorias
Saquê, kiwi e açucar : 345 calorias
Vodca, limão e açúcar : 354 calorias
Maracujá, pinga e açúcar : 354 calorias
Saquê, abacaxi e açúcar : 359 calorias
Tradicional (limão, açúcar e pinga) : 550 calorias

(Fonte: Dra. Angélica)



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

UMA VIDA SOCIAL DE PROVAÇÕES

Por que é tão dificil visitar um amigo e não ter que comer alguma coisa? Ir ao cinema e não comer pipoca? Sair do teatro e ir comer alguma coisa? Sair do baile e ir comer alguma coisa? Chamar os amigos pra vir em casa sem ter que oferecer alguma comida ou bebida? Estamos sempre comendo, não importa se já jantamos ou se vamos jantar, simplesmente comemos. Quando não comemos parece que fica um vazio que não é exatamente no estomâgo.

Quem não come é fresco, anti-social, diferente ou coitadinho se o motivo for dieta.

Fui convidada para jantar na casa de amigos no sábado á noite e almoçar na casa de primos no domingo, hoje ainda é quinta-feira mas já estou pensando nestas ocasiões, é claro que irei nos dois eventos, é maravilhoso estar na companhia destas pessoas.

Mas para estar lá terei que fazer alguns ajustes na dieta e no começo de dieta não é tão simples fazer estes ajustes. Todavia, jaquei no Dia dos Pais e não quero jacar novamente neste final de semana.

No sábado, inverterei o cardápio do almoço com o jantar, assim poderei jantar na casa dos meus amigos recém-casados, tomara que o cardápio deles me dê opção de não jacar, pensei até em investigar mas isto seria muito feio, seria tão mais fácil chegar depois do jantar mas o jantar foi marcado para às 20h e para chegar depois do jantar eu teria que chegar muito tarde e isto também seria feio.

No domingo o cardápio é uma bacalhoada feita pelo meu primo, é claro que é um prato que sempre tem muito azeite, muita azeitona, mas tentarei comer pouco e devagar. Depois do almoço eu corro pra aula de dança e evito mais uma jacada.

Ficar em casa sozinha seguindo dieta direitinho me faria completamente infeliz, prefiro esta vida social de provações, prefiro correr riscos.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

EU JÁ FIZ !

* Dieta da USP
* Dieta da sopa (a que vai salsão)
* Meta Real
* Peso Ideal
* Nutricionistas
* SPA MED Sorocaba
* SPA Jardim da Serra
* SPA Igaratá
*Congelados SACIA
* Dieta dissociada
* Dieta das proteínas
* Barbante com nozinhos amarrado na cintura
* Água de arroz
* Terapia Yunguiana
* Terapia no divã
* Terapia sei lá baseada em que
* Musicaterapia
* CCA
* Massagem
* Forno
* Aparelhos que dão choquinhos
* Body Combate
* Musculação
* Dança
* Comunidade do Orkut estou de dieta 
* ESTE BLOG !



Cada tentativa me trouxe um aprendizado !!!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

VOCÊ É ESSA COCA-COLA TODA !

EU NÃO SOU E NEM QUERO SER ESSA COCA-COLA TODA !

Sou mais do que o alimento que ingiro, eu escolho ele e não posso deixar que ele me escolha.

Temos que ser críticos em relação a publicidade, é absurda a quantidade das bobagens ditas a favor do consumismo, como atriz já fiz algumas cenas com este tema e como professora de arte já trabalhei com o poema "Eu etiqueta" do Carlos Drummond de Andrade com alunos de quinta-série.

E o que mais me revolta é que a midia que nos manda comer e beber é a mesma que nos pede para termos um corpo magro.

Vai entender!

domingo, 8 de agosto de 2010

O QUE É "JACAR"?

A primeira vez que li esta palavra foi na comunidade do Orkut "Estou de Dieta", para quem não esta familiarizado com este verbo, segue abaixo o seu significado:

Jacar v.t. oriundo da expressão "enfiar o pé na jaca", o mesmo que "chutar o pau da barra", estrapolar, "fazer cagada", ignorar o dia seguinte, comer mais do que devia.

Na minha casa, Dia dos Pais é sinônimo de comer feijoada preparada pela minha mãe, junto com familiares e amigos. Na hora do almoço eu até que me comportei bem, mas no jantar foram 1 1/5 prato de feijoada, sendo mais sincera 2 pratos de feijoada com arroz e farinha e dois pedaços de bolo de chocolate, portanto eu jaquei.
Quando jacamos podemos ter várias atitudes:

* Lei da compensação, hoje eu fui uma estupida e comi demais, então amanhã serei mais estupida ainda e não comerei nada ou quase nada;
* A Derrotada, eu sou uma besta mesmo, uma anta, não levo a dieta a sério, mereço ser gorda para sempre, foi minha culpa, minha tão grande culpa;
* Tudo bem, jaquei hoje, mas amanhã é um outro dia, e retornarei a dieta normalmente.

Na maioria das vezes em que jaquei, agi como uma derrotada, hoje espero poder agir de maneira sensata e dizer tudo bem eu reconheço que jaquei mas dormirei em paz porque amanhã será um novo dia.