sábado, 19 de abril de 2025

A CARTA - PERDÃO OU PERDON?

 

Santo André, 04 de novembro de 2020

 

Oi, Vinícius!

 

Hoje a sua mãe me telefonou pedindo ajuda para um trabalho de escola, eu a vi poucas vezes porque sempre morei em São Paulo. Quando eu era criança, ia para Divinolândia com os meus pais, meu pai sempre gostou de visitar seus tios, lembro de quando conheci sua mãe, fomos à casa da sua avó Carminha, seu avô Renato estava lá e os adultos ficavam um tempão conversando enquanto eu e o meu irmão brincávamos com a sua tia Glaucia; a sua mãe era bem mais nova que a gente. Na adolescência, eu continuei indo para Divinolândia, mas sem os meus pais, ia com a Fátima, pulávamos carnaval com a Tânia e com a Lu. 

Eu adoro as histórias da família, já escrevi até um livro com algumas delas, por isso o primo Emanuel pediu para sua mãe entrar em contato comigo, mas escrevi a partir do encontro do meu avô com a minha avó. Sobre o meu bisavô e seu tataravô, é melhor eu perguntar para o meu irmão.

O meu irmão Douglas queria a cidadania italiana para seus filhos. Pesquisou com a família as pessoas que vieram para o Brasil, os nomes e regiões em que chegaram, depois fez um levantamento nos cartórios e igrejas para localizar as certidões de casamentos e óbitos. Uma outra pesquisa foi feita na Itália para localizar as certidões de nascimento; com elas em mãos, deu entrada no consulado para traduzirem os documentos e autenticarem, e por lá ele deu entrada na cidadania italiana. Demorou três anos entre as primeiras conversas com parentes até a conclusão de todo o processo. Ele conta que o que era para ser apenas a busca por um passaporte europeu, virou a história da origem dos nossos antepassados, que ele teve muita satisfação em conhecer e agora estar nos contando.

Ele escreveu que o Emílio Perdon, que era avô do seu bisavô Paulo e do meu avô Santo, morava na Itália, na província de Vêneto, numa cidade chamada Salzano. Ele chegou ao Brasil no ano de 1904, viajou de navio junto com o seu pai Guglielmo, que tinha 36 anos, com sua mãe Anastácia de 32 anos, sua irmã Emília de 5 anos, seu irmãozinho Vitório com um aninho; o Emílio tinha 4 anos quando chegaram aqui.

O navio em que eles estavam viajando, parou no porto de Vitória, no Espírito Santo e de lá foram para a cidade de São José do Rio Pardo, SP, trabalhar em fazendas de café. É provável que os nomes foram trocados logo que chegaram, Gugliemo Perdon, passou a chamar José Perdão, por isso, na nossa família, encontramos mais o sobrenome Perdão do que Perdon.

Tanto o seu bisavô como o meu avô, colocaram o nome Emílio em um dos seus filhos, por isso que você tem um tio com este nome e o meu pai também, uma homenagem ao Emílio Perdon.

Vinícius, agradeça à sua professora por ter proposto este trabalho, porque não só você ficou conhecendo essa história, como eu, sua mãe e até o Emanuel.

Abraços

                                              

prima Gislaine

segunda-feira, 17 de março de 2025

REPARAÇÕES ATRAVÉS DA CRUROPLASTIA

    Aprendi a falar a palavra "cruroplastia" com mais facilidade do que aprendi a falar abdominoplastia mas reconheço que é uma palavra que não dá dicas do que se trata. Eu sempre preciso explicar do que se trata,  talvez eu pudesse me referir a esse procedimento como lifting de coxas mas cruroplastia fica mais chique, envolve mistério, provoca uma certa curiosidade em quem ouve essa palavra pela primeira vez e eu acho até fofo quando a doutora a chama de "cruro" e se pra ela é cruroplastia pra mim também será.

Cruroplastia é o termo utilizado em cirurgia plástica para designar a cirurgia realizada para correção da flacidez dos membros inferiores, especialmente da coxa. A origem do termo encontra-se no latim -?crus? , que significa perna. Essa cirurgia é feita normalmente através de um corte localizado no sulco inguinal. https://www.dicionarioinformal.com.br/diferenca-entre/cruroplastia/corre%C3%A7%C3%A3o/ (acesso em 17 de março de 2025)

    Mas a palavra chave aqui é reparação, é isso que eu vou fazer uma reparação, eu estiquei demais a minha pele, minhas coxas ficaram a maior parte desses meus 52 anos friccionadas uma na outra, pelos encravados, pele machucada, tantas calças jeans rasgadas, é uma pele sofrida que não conseguiu voltar, sobrou e poder cortar, puxar e emendar novamente é uma "reparação".


    Vou ganhar duas cicatrizes enormes, estou ciente disso, toda cirurgia plástica envolve troca, troca-se uma parte do corpo que não te faz feliz por uma cicatriz e eu neste caso pelas cicatrizes, duas grandes cicatrizes e serei grata a elas, que irão me lembrar do que já fiz com esse corpo mas não com culpa mas com gratidão por tudo o que vivi até aqui e viverei com esse corpo que é minha casa, onde eu habito.


    Eu não sabia se gravava outro vídeo no youtube ou escrevia um texto aqui no blog, mas sabia que tinha que registrar esse momento e compartilhar com meus amigos e minhas amigas e até com quem não me conhece porque às pessoas precisam saber que sim é possível fazer uma reparação,  consertar, renovar o nosso corpo.

    Tenho feito as pazes com o meu corpo há um pouco mais de quatro anos, quando comecei a comer direito, comer para me nutrir e não para alimentar minhas emoções e espírito, faço musculação e danço, danço muito, quando danço também faço uma reparação mas no campo emocional e espiritual e isso me fez emagrecer e com o emagrecimento, a pele sobrou.

        E só uma equipe de profissionais capacitados e muito bem capacitados conseguem através de uma cirurgia removê-la, é um procedimento caro e se eu tivesse que pagar é bem provável que eu nunca faria, mas Deus é tão bom que permitiu que eu fizesse esse procedimento no Iamspe, no mesmo lugar que fiz a abdominoplastia, com a mesma doutora Vivian Scalco que me acolheu e me operou  em outubro de 2023. O fato de eu ser conveniada do Iamspe  permite que eu faça uma reparação com o meu corpo e o Estado faça uma reparação com o quanto investiu no meu salário como professora de Arte ao longo desses 28 anos em que sou servidora pública, exerço a minha função de uma maneira impecável não dando peso ao fato de ser tão desvalorizada pelo poder público.

      O dinheiro esta chegando até mim através de procedimentos cirúrgicos e neste momento eu não devo questionar apenas agradecer. A palavra estética, não se trata de "padrão de beleza" mas de sentidos, de como me percebo, me sinto.


    Eu estava magra mas não me via magra, quando fui tomar banho após ter feito a abdominoplastia e olhei para o espelho e não vi a pele caída, eu consegui me ver exatamente como eu sou, a distorção de imagem que me deixava gordinha com 107 kgs ou 74 kgs como num toque de mágica desapareceu, eu nunca tinha me visto exatamente como eu era, a abdominoplastia permitiu esse milagre e aguardo com fé os milagres dessa cruroplastia.

    Gosto de sempre deixar claro que a gordura nunca foi um problema pra mim, bem resolvida, usava biquini e até nu no teatro já fiz, o que sempre me perturbou foi a compulsão alimentar, eu sempre soube que não era normal aguardar a visita ir embora pra comer o resto da pizza. Assim como não era normal ter tanto medo de pegar Covid e estar no grupo de risco, usar máscara, álcool em gel e se entupir de comida, era insano, quando entendi que a doença era séria, progressiva e fatal busquei ajuda.

     Magra a pele apareceu, incomodou, não me agradou, a pele da barriga e a pele da perna, os demais excessos só por hoje não me incomodam, abdominoplastia e cruroplastia no mesmo momento não seria possível, priorizei a abdominoplastia mas chegou o dia da cruroplastia, hoje interno, amanhã opero e na quarta-feira vou para os meus pais, para o colo dos meus pais, para o afeto dos meus pais.~

    Tudo isso se Deus quiser, se Ele permitir, são tantos papeis que assinamos, precisei até de testemunha que estou ciente de todos os riscos inclusive "ir para o saco", mas dará tudo certo, tenho Fé, e estou rodeada de pessoas de fé, sim eu peço que orem por mim, pela Dra. Vivian, pelo Dr. Hélio e toda a equipe.

    Na sexta-feira os meus estudantes da EJA, fizeram uma fila e foram todos juntos até o ateliê de arte onde eu guardava o som, foram me abraçar e me abençoar com desejos de boa sorte, até os adolescentes, escrever sobre isso novamente faz lágrimas rolarem em meu rosto, lágrimas de emoção por tanto amor que recebo nessa vida. 

    Não importa quantas motos me furtem, no sábado roubaram minha segunda moto, as coisas boas sempre gritam em minha vida enquanto as ruins sussurram. Deus é muito bom, e acreditar em Sua existência, me traz a confiança de que dará tudo certo, daqui um tempo será apenas uma marquinha para eu ficar ainda mais parecida com o meu pai.


    Vou dar notícias pelo Instagram que é fechado para os meus conhecidos e conhecidas, só por hoje devo chegar no hospital por volta das 13h, amanhã opero, minha amiga e vizinha Débora ficará comigo no hospital no pós cirúrgico e na quarta-feira eu tenho alta, trinta dias sem dar aula em Diadema e quarenta e cinco dias sem dar aula no Estado, sessenta dias sem academia e forró. 

    Não dar aula e não dançar envolve sacrifício, mas como diz a vó da minha dentista doutora Fernanda, "Se bonita queres ser um pouco terás que sofrer".

    

    


        

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

NEM MAGRINHA E NEM GORDONA, SEMPRE GORDINHA


            Era assim que eu me via, comprar roupa sempre foi um tormento, eu pegava a peça, olhava para a pessoa ao lado, conhecida ou não e perguntava, você acha que serve pra mim?

Nunca gostei de experimentar roupas nos provadores, pra fechar calças tinha que ser sempre deitada, e quando fechavam nunca ficavam como eu gostaria que ficasse, se eu comprasse sem experimentar ficava com a ideia de que serviria até chegar em casa, depois eu guardava para o dia que fosse servir.

Meu guarda-roupa tinha tanta coisa que não servia, a desculpa era posso emagrecer, posso engordar, posso usar como figurino no teatro eu não dava nada. Durante algumas dietas eu ia separando numa sacola tudo o que ia ficando largo, porque queria medir o emagrecimento através da quantidade de calças que foram deixando de servir, mas logo voltava a usá-las.

Antes dos 49 anos eu nunca tinha chegado no meu peso ideal, mas muitas vezes cheguei perto do peso ideal, fazia alguma dieta mirabolante emagrecia e quando estava quase no peso ideal engordava tudo novamente e mais um pouco, cheguei a trabalhar em terapia o medo de ser magra.

Quando vejo minhas fotos de bebê, me acho muito fofa, as que tem dobrinhas eu acho ainda mais linda, minha mãe fez um álbum com os fotógrafos que passam nas casas prestando esse tipo de serviço e eu adoro minhas fotos, elas estão embaixo do vidro da escrivaninha do meu quarto de solteira e eu tenho o desejo de leva-las para o loft que deve ser minha próxima moradia.

Quando criança eu não era gorda, mas mamei até os 7 anos de idade e tinha fotos mamando, uma delas, com a mamadeira numa “tonquinha” e o cabelo todo bagunçado, acabei perdendo quando deixei com o meu primeiro psicólogo na época da faculdade.

Dos 5 aos 7 anos usei bota ortopedia e depois até os 9 um sapato preto, estilo boneca, com palmilha, quando a moda eram as sandálias  “Melissinha”

Me recordo que odiava ter que tomar banho quando saia da aula de natação no “Peixinho Dourado”, os chuveiros não tinham porta, eu ia bem rápido e me enrolava na toalha, que vergonha,  eu pré-adolescente já me sentia gordinha e inapropriada.

Quando tinha concurso de miss na rua eu sempre me oferecia pra fazer parte do júri, lembro de estar com uma roupa bonita o cabelo bem arrumado, está vindo em minha memória um detalhe do vestido de noiva da minha mãe no penteado que ela me fez mas não tenho certeza se isso é real ou fruto da minha imaginação vou precisar checar, mesmo bem arrumada eu jamais seria páreo para a minha prima e amigas.

Eu me desenvolvi muito rápido, a Priscila também mas ela tinha corpo de bailarina, mas as outras meninas eram magrelas, podiam colocar qualquer roupa, eu tinha um pernão, um bundão e isso fazia eu parecer uma menina mais velha, uma vez um homem mexeu comigo na rua, estávamos saindo do Hospital Amigo na Dom Pedro e o homem passou de carro e mexeu,  lembro que o meu pai ficou furioso com o homem.

Eu gostava de colocar bermudinha colada e camisetas largas, enrolava a camiseta atrás pra mostrar a bunda e soltava ela na frente pra esconder a barriga, uma vez eu estava indo pular carnaval na matinê do Aramaçan com as minhas amigas, e quando dei tchau para o meu pai ele me fez voltar e trocar de roupa, chorei muito, coloquei uma outra bermudinha de lycra preta mais comprida mas assim que sai na rua enrolei ela, eu queria ser sexy, os meninos passavam a mão nas meninas e isso me ofendia ao mesmo tempo que me deixava envaidecida.

Na quinta-série sai da escola pública e fui pra privada, agora além de feia era pobre ... Aff! Em quatro anos fui convidada para seis festas, e isso era pouco, porque eram muitas festas eu via o povo entregando os convitinhos e eu ficava de fora, duas eu não fui, uma era da minha prima, e as outras três que dificuldade arrumar roupa pra ir e comprar presente.

As lojas de marca não tinham roupas que serviam em mim, meus pais já não tinham dinheiro pra ostentar e mesmo se tivessem nada me servia, fui ter a primeira calça da Zoom eu já trabalhava, usei até acabar, toda rasgada no meio das pernas por conta das coxas.  Tive um Nike que a lingueta até saiu de tanto puxar pra aparecer a marca, tive um iate comprado na Mesbla rasgou no dedão, tinha um chulé horrível e quando minha mãe jogou fora eu enlouqueci.

Eu andava muito com a minha prima Priscila, e ela sempre foi muito linda, loira, fazia ballet, tinha casa na praia, estava sempre bronzeada com aqueles pelinhos da perna loirinho, eu me comparava e me sentia sempre inferior por conta da imagem corporal, sempre gordinha. Quantas noites dormi com uma meia fina na cabeça pra alisar o cabelo, que enrolado que não me permitia ter a franjinha da moda, o cabelo repicado da moda,  foi enrolar bem na adolescência, época em que qualquer espinha parece um tumor, como eu queria ser igual todo mundo, que fase difícil.

Quando entrei no Ensino Médio, mudei de escola, comecei a trabalhar e o corpo ainda era um problema, tantas dietas. Com 14 anos tive um namoro que três meses e com 15 anos tive um namoro que durou um ano e três meses, esse segundo namorado me chamava carinhosamente de gorda e eu a ele de magrelo, apesar de ter conseguido namorar nesta época eu estava sempre fazendo dietas para emagrecer. Com 17 anos eu comecei a fazer teatro e o teatro mudou minha relação com o meu corpo e com o meu medo do que pensariam de mim, o teatro fez com que eu valorizasse o meu corpo e o meu pensamento, era uma gordinha feliz, sempre gordinha independente do peso na balança.

Até os 48 anos engorde e emagreci milhares de vezes e em alta velocidade, conheci meu ex-marido eu estava com 74 quilos, o objetivo naquela época era vestir o vestido do baile de debutante no aniversário de 40 anos, casei 1 anos e cinco meses depois com 91 quilos num vestido plus size.

Durante a pandemia cheguei a 107 quilos, tenho muitos vídeos desta época, além das aulas gravadas para os alunos, organizava uns eventos virtuais para a família pelo whatsapp, vou anexar alguns deles, eu não me incomodava com foto, vídeo, era a mesma gordinha de sempre com 70gs ou 100kgs era a gordinha desencanada com a imagem corporal.

https://youtu.be/pWOJ7f1ElLA?si=_rBOsyeHM_J6OiSG (acesso em 20 de janeiro de 2025)

https://youtu.be/dgZwuHbRKQg?si=iwlDC3_waksYMS45 (acesso em 20 de janeiro de 2025)

Porém, quando cheguei no meu peso ideal, pela primeira vez na vida eu ouvi de uma nutricionista agora é manter, eu ainda me via gordinha, somente quando fiz a abdominoplastia em outubro de 2023 que olhei para o espelho quando ia tomar banho e vi exatamente o meu corpo como é, que experiência incrível que continuo vivendo um dia de cada vez.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

FAFÁ

         



           É difícil uma pessoa que me conheça que nunca tenha ouvido eu falar sobre a Fafá. 

      "Sabe aquela minha prima que eu amo e mora na França?" É assim que eu me refiro a ela com pessoas que não a conhecem.

    Eu tenho muitas primas que parecem irmãs, amigas que parecem primas, eu nunca tive uma melhor amiga, todas desempenham um papel importantíssimo em minha vida, cada uma em um momento ou várias num mesmo momento, cada uma de um jeito e eu sou incapaz de escolher a melhor entre elas.

   Existem amigas que fico um tempão sem encontrar e quando encontro é como se eu nunca tivesse deixado de vê-las. Amigas com casa "bolinha verde" que posso chegar a qualquer momento que sou sempre muito bem-vinda.

    O que a Fafá tem de especial? É que ela não se afasta, é sempre próxima, não importa o continente.

     Fazemos caminhada juntas, andamos de carro, de trem, na rua Timor, no bosque atrás da casa dela, vamos no banheiro juntas, vamos no mercado, comprar flores, ....  Se temos alguma coisa pra falar ou se não temos absolutamente nada pra falar nos telefonamos da mesma maneira.

      Ela me deu um livro do Richard Bach, chamado "Longe é um lugar que não existe" e esse livro fala sobre a gente, sobre a nossa amizade. 

         Através de "mimos" tenho a Fafá espalhada pela minha casa, em todo canto tem alguma coisa que ela me deu, ela veio na minha casa fisicamente no domingo passado mas a sensação é que ela já tinha estado aqui antes.

    Ela me dá bronca de um monte de coisas, mas demonstra admiração por mim, se preocupa comigo, um pouco mãe não sei se dá para entender, colocar o que rola entre a gente em palavras não é tarefa muito fácil.

        Deve fazer 20 anos que ela foi pra França e eu ainda choro todas as vezes que dou tchau.

       Eu não sei exatamente quando nos descobrimos "assim", minha mãe conta que quando eu nasci ela perguntou ao meu avô se ela continuaria sendo sua neta. 

        Nos aproximamos quando minha mãe sugeriu que eu a chamasse pra ir pra Divinolândia, na casa de nossas primas de segundo grau passar o carnaval, chamei a prima mais velha para me acompanhar nessa viagem, aquela que pedia a benção aos nossos avós, que fazia curso de corte e costura, inclusive fazia bonecas e tinha bronquite, que devia ser uma chata e foi assim, sugestão da minha mãe a nossa primeira viagem juntas.

      Essa viagem regada com Martini, gelo e cereja fez brotar essa relação mais próxima, surgiu uma intimidade de primas distantes viramos primas confidentes.

    Nos aproximamos mais ainda quando eu fazia teatro na Fundação das Artes e ela faculdade de Assistente Social na FAPSS, as duas escolas em São Caetano do Sul, ela ia para a escola com o fusquinha do meu tio Fernando e depois da saída da escola íamos juntas para o Bloco 7 onde encontrávamos o meu irmão e seus amigos da ETE.

    Tivemos a sorte dos nossos namorados serem amigos, e os namoros não nos afastava ao contrário nos unia ainda mais, a minha tia Ignêz não gostava muito, mas saíamos direto e como eu saía de carro eu ia buscá-la em casa quase todas as vezes. 

    A gente se dava bem, eu era a bagunceira e ela a organizada, hoje não sou mais tão bagunceira e nem ela tão organizada. Na hora de dividir a conta as duas extremamente honestas.

    A nossa amizade é linda porque não é uma amizade egoísta, eu não quero a Fafá só pra mim e nem ela quer a Gigi só pra ela, me esforço para que ela possa estar com o maior número de pessoas tanto em suas vindas para o Brasil como em minhas idas para a França.

    Eu falo sobre tudo com ela, sem ressalvas, política, sexo, compulsão alimentar, família, dinheiro, cachorro, gato, igreja ... não temos segredo uma com a outra.

    As vezes escrevemos muito pelo aplicativo Whatsapp e a nossa última frase é leia e apaga. Sabemos que podemos confiar uma na outra, não há julgamento, há afeto, acolhimento, escuta.

    Agradeço a Deus por ter sido sua sombra por uma semana e ela ser tão luz em minha vida. Agradeço a Deus pelas conversas sérias e pelas gargalhadas por coisas tão bestas que acontecem com a gente. Agradeço a Deus que a sua mãe e o meu pai nasceram dos nossos avós e que somos quem somos graças a eles.

    Não sei quanto tempo teremos, espero que muito, afinal somos magrinhas como o vô, trabalhadoras como ele, mas na longevidade puxamos pra vó Paschoalina, certo? 

        Eu sempre vou amá-la e nunca vou me acostumar em dar tchau, a nossa meta é um ano todinho juntas. 


        Duas fotos da minha semana "sombra da Fafá":



Café da tarde na casa da minha mais nova best friend e seu marido Eduardo, deixa que eu tiro foto de vocês ... risos




Selfie não, vamos usar o temporizador !

    



    


       

        



        



quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

PARTE DAS PESSOAS QUE ME DESPERTAM GRATIDÃO QUANDO PENSO NO ANO DE 2023

 PESSOAS


VOU COMEÇAR PELAS PESSOAS QUE CUIDARAM DA MINHA SAÚDE, A MINHA NUTRICIONISTA DOUTORA ANGÉLICA, A MINHA PSICÓLOGA ANI PAULA E O MEU PSICÓLOGO EDUARDO QUE EMBORA NÃO TENHAM PASSADO COM ELES EM MUITAS SESSÕES PORQUE DEIXEI DE PASSAR COM UMA E SÓ CONHECI O OUTRO, AGRADEÇO POR TODO O TRABALHO DA ANI EM MINHA VIDA, POR TER VIRADO MINHA AMIGA E POR TER CONHECIDO O DOUTOR EDUARDO QUE NUMA EMERGÊNCIA EU JÁ TENHO PARA ONDE CORRER, AGRADEÇO A DOUTORA VIVIAN SCALCO QUE CRIEI VÍNCULO E ESTEVE PRESENTE ANTES, DURANTE E APÓS A MINHA ABDOMINOPLASTIA E OS DEMAIS DOUTORES DO IAMSPE QUE ACOMPANHARAM MEU PROCESSO INCLUSIVE O MÉDICO RESPONSÁVEL, O DR CARLOS, QUE EMBORA NÃO TENHA SIDO O MEU MAIOR CONTATO NO HOSPITAL PASSOU SEU CONHECIMENTO AOS MÉDICOS RESIDENTES QUE CUIDARAM E CUIDAM DE MIM, AGRADEÇO AS PESSOAS COM QUEM COMPARTILHEI O QUARTO DE HOSPITAL SALMA, SUA ACOMPANHANTE SILVIA QUE CHEGOU A SAIR PRA ME COMPRAR CAFÉ E ATÉ ME ENVIOU UMA MALHA POR MOTOBOY E QUE MANTEMOS CONTATO POR INSTAGRAM, E A CINTHIA UMA QUERIDA, COM UMA FILHA FOFA QUE FICAMOS JUNTAS DURANTE O PÓS OPERATÓRIO PELO TELEFONE, AGRADEÇO OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA SMART, YAGO, ARTUR, ANA PAULA E TODOS OS OUTROS QUE MESMO EU NÃO RECORDANDO O NOME CUIDARAM PARA QUE EU FIZESSE MUSCULAÇÃO SEM MACHUCAR O MEU CORPO, TAMBÉM AGRADEÇO OS PROFISSIONAIS QUE ME ACOMPANHARAM EM ACADEMIAS ONDE EU FIZ APENAS AULAS EXPERIMENTAIS, ENTRE ELES O ROGÉRIO QUE É MEU AMIGO E QUE NO ANO PASSADO FOI MEU PROFESSOR POR UM DIA, TENHO MAIS COISAS PARA AGRADECER AO ROGÉRIO QUE CITAREI MAIS PRA FRENTE, AGRADEÇO A FISIOTERAPEUTA NÁDIA QUE CUIDOU DO MEU PÓS CIRÚRGICO E A PRISCILA MINHA EX ALUNA QUE SE TORNOU UMA EXCELENTE PROFISSIONAL E ME ENSINOU UMA RESPIRAÇÃO QUE ME AJUDA A MANTER OS MEUS ORGÃOS NO LUGAR CERTO, AGRADEÇO O DR MARTINEZ O ORTOPEDISTA QUE CONFIO TANTO, A DOUTORA FERNANDA QUE CUIDA PARA QUE O MEU SORRISO SEJA BONITO E ESTA SEMPRE PREOCUPADA NÃO SÓ COM A APARÊNCIA DOS MEUS DENTES MAS COM A SAÚDE DOS MESMOS, O DR PAULO QUE COMEÇOU A ME ATENDER NO FINAL DO ANO POR INDICAÇÃO DA DRA FERNANDA, E A DENTISTA DA MINHA PRIMA SIMONE QUE DEIXOU OS MEUS DENTES LIMPOS, AGRADEÇO A NEUMI QUE ALÉM DE LIMPAR MINHA CASA, UMA SALA QUE UTILIZO PARA REUNIÕES É MINHA AMIGA, ME DÁ ÓTIMA DICAS PARA O LOFT, ME EMPRESTA SUA CASA EM ITANHAÉM E ME ENCHE DE MIMOS E ADORO ESTAR COM ELA, AGRADEÇO O ZÉ DA SEMIL COMO ASSIM O CHAMAMOS, QUE É MEU AMIGO, QUE PRESTA MUITO SERVIÇO EM MINHA CASA, TORNANDO A MINHA CASA SEMPRE MAIS ACESSÍVEL, MAIS CONFORTÁVEL PARA O MEU BEM VIVER, QUE NUNCA ME COBRA NADA POR ISSO, QUE ME RECEBE EM SUA CASA AO LADO DA SUA ESPOSA MARIA LUÍZA, AGRADEÇO AOS MEUS PAIS QUE CUIDARAM DE MIM A VIDA INTEIRA EM ESPECIAL NO MEU PÓS CIRÚRGICO, AO CIDO E A HELENA QUE VIERAM DE SANTOS SÓ  PRA FICAR COMIGO E PERMITIR AOS MEUS PAIS SEREM PADRINHOS DE CASAMENTO EM PINHALZINHO COM TRANQUILIDADE, A DÉBORA QUE ATENDEU O MEU PEDIDO E FOI FICAR COMIGO NO DIA QUE O CIDO E A HELENA NÃO ESTAVA BEM, A SIMONE, ELÂINE, LANLAN, ANDRÉIA E PRISCILA QUE MESMO ODIANDO DRENOS FORAM ME VER, O MEU IRMÃO, O LU MEU PRIMO QUERIDO, A MARLI QUE NÃO FOI ME VISITAR MAS FOI MUITO PRESENTE PELO CELULAR, AGRADEÇO TODOS OS MEUS PARCEIROS E PARCEIRAS DE FORRÓ, AGRADEÇO A ALINE E O ALAN E SEUS FILHOS, POIS ME CHAMARAM PARA PARTICIPAR DA CÁPSULA DO TEMPO, PARTICIPARAM DE TODAS AS ETAPAS DA MINHA PROPOSTA PARA O VÍDEO DE 51 ANOS, ASSIM COMO A DÉBORA QUE JÁ CITEI AQUI E CITAREI NOVAMENTE, A REGINA, MÃE DA ALINE, SILVANA, NILZA, MINHA PRIMA ISABELA, A ANDREIZA, O MEU SOBRINHO ENZO, MINHA SOBRINHA SOFIA, MINHA PRIMA BIANCA, PEDRÃO SEU NAMORADO, ROGERIO E VANESSA QUE EMBORA A GENTE NÃO SE VEJA SEMPRE, NÃO SE FALE MUITO, TOPAM AS MINHAS PROPOSTAS E DÃO O MELHOR DELES, VÃO DE CABEÇA MESMO EM MINHAS IDEIAS, A MINHA EX ALUNA SOPHIA QUE ME PROVOCOU PARA FAZER MAIS UM VIDEO DE DANÇA, LANLAN QUE ENVIOU UM VÍDEO E QUE VEM NA MINHA CASA E EU VOU NA DELA COLOCANDO EM PRÁTICA A BOLINHA VERDE (COMO CHAMOS AS CASAS QUE PODEMOS IR A QUALQUER HORA), O WILL QUE PARTICIPOU DO VIDEO COM LANLAN, MINHA PRIMA CLAUDIA, MEU PRIMO E AFILHADO GUILHERME, MINHA PRIMA MARI, SUAS FILHAS, MINHA PRIMA CAMILA, MINHA PRIMA LIVIA,  MINHA COMADRE ROSI, MINHA AMIGA ROSI, MINHA MÃE, MEU PAI, CIDO, HELENA NOVAMENTE PRESENTES EM MINHA VIDA, AS PESSOAS QUE NÃO DANÇARAM MAS COLABORARAM NO MEU PROJETO COM SEUS SORRISOS, AGRADEÇO TODAS ELAS, JAQUELINE, LUCINEI, EMERSON E IRENE QUE ALÉM DE ENVIAREM O VÍDEO COM O SORRISO ME CHAMARAM PARA UMA TARDE MARAVILHOSA NA CASA DELES, VÃO DE CABEÇA MESMO EM MINHAS IDEIAS, LILI QUE VEIO EM CASA, ME DEU TANTAS ROUPAS, ME PERDOOU POR TODAS AS PIADAS SEM GRAÇA QUE FIZ POR ELA SER LOIRA, AO LUIZ E A VANDI QUE ENVIARAM O VÍDEO, FORAM EM CASA, DAIANE, DU E BENÍCIO, QUE ENVIARAM VÍDEO DO SORRISO, A MINHA PRIMA ADRIANA QUE TRABALHOU NESSA FESTA FAZENDO TUDO COM MUITO CARINHO E TUDO MUITO SABOROSO, O MEU PRIMO EDER QUE LEVOU O DRONE (TUDO BEM QUE NÃO FUNCIONOU), AGRADEÇO O MEU IRMÃO QUE FILMOU E MINHA CUNHADA QUE DANÇOU, OS MEUS PRIMOS JUNIOR E DAISY QUE ENVIARAM VÍDEO E FOTO DA LUÍZA QUE RECÉM NASCIDA JÁ PARTICIPOU DO VÍDEO DO MEU ANIVERSÁRIO DE 51 ANOS, AOS PRIMOS DA FRANÇA QUE SEMPRE SÃO TÃO PRÓXIMOS DA MINHA VIDA, FAFA, BENOIT, LÉA E YUTO (EX NAMORADO DA MINHA PRIMA LEA), MEUS EX ALUNOS VILMA E PEDRO QUE MESMO NÃO PODENDO IR NO DIA DO ANIVERSÁRIO ENVIARAM OS VÍDEOS, A MINHA VIZINHA DÉBORA QUE DANÇOU E AJUDOU, FOI MINHA PARCEIRA DE CAMINHADA, AGRADEÇO O CARLOS MEU AMIGO DO CLÓVIS E AGORA VIZINHO QUE VEIO TOMAR CAFÉ EM CASA, QUE VEIO ME DAR ABRAÇOS, AGRADEÇO MINHAS VIZINHAS, IRACEMA, DIRCE, DONA JANDIRA, VANESSA, ELIANA, IVETE, ANA E DONA IDA, SÃO PESSOAS QUE QUERO O BEM, A IRACEMA NÃO É TÃO PRÓXIMA MAS SEMPRE MUITO GENTIL RECEBENDO MINHAS ENCOMENDAS QUANDO NÃO ESTOU, AGRADEÇO A GESTÃO DO AMARAL, WAGNER, ANDREIA E FABIANA, AGRADEÇO A FABIANA ESPOSA DO CARLOS QUE ME SUBSITUIU DURANTE A ABOMINOPLASTIA E A VERA E O DANIEL QUE ME SUBSTITUIRAM NO ZILDA, AGRADEÇO A GESTÃO DO ZILDA, ELIANE, IRACEMA E VIVIAN AS PROFESSORAS DE SALA LEILA, NORDECI, VANDI E ELIZETE QUE É TÃO MINHA AMIGA SEMPRE EM CONTATO E TORCENDO POR MIM, AGRADEÇO OS APOSENTADOS DO ZILDA LUIZ, PAIVA, LÉO, ELCINA, A MARLI JÁ CITEI AQUI E A VERA QUE AINDA NÃO SE APOSENTOU MAS QUE FAZ PARTE DESTE GRUPO QUE ME ACOLHEU E QUE MESMO APOSENTADOS ME INCLUEM, AGRADEÇO QUE PUDE ESTAR COM A LILIAN FARAH ALGUNS DIAS DIAS DE 2023 QUE TIVE CHANCE DE VISITÁ LA NO HOSPITAL, QUE ELA RETOMOU A CONSCIÊNCIA ANTES DE PARTIR E ME DEIXOU LINDAS MEMÓRIAS NUNCA NINGUÉM ME DEU TCHAU DIZENDO “TAMBÉM TE AMO” COMO ELA, ELA ERA ENGRAÇADA, INTELIGENTE, HUMANA, PROFISSIONAL E EU TIVE A OPORTUNIDADE DE SER PRÓXIMA DELA ATÉ O SEU FIM NESTE PLANO FÍSICO, TAMBÉM AGRADEÇO QUE ENCONTREI COM A JENIFFER EM DOIS BAILES DE SAMBAROCK NO ANO PASSADO E INCLUSIVE UM DELES SEU ÚLTIMO ANIVERSÁRIO, DANÇAMOS JUNTAS E TEMOS REGISTRO DE NOSSA DANÇA, AGRADEÇO O GRUPINHO DE AMIGAS EX EAPO, FAFÁ MINHA PRIMA IRMÃ, QUE ME ACEITA, ME ENCORAJA, ME AMPARA, ME AMA INCONDICIONALMENTE, MONE MINHA PRIMA TAMBÉM AMADA, DÉBORA QUE É MAIS QUE AMIGA, PROMOVIDA A PRIMA DE MENTIRA, CAMILA GARCIA E MI,  MINHAS AMIGAS, PRESENTES DE DEUS EM MINHA VIDA, AGRADEÇO OS ENCONTROS QUE TIVE NO FINAL DO ANO COM A GALERA DO CLÓVIS, ERICA, SILVANA, DA HORA, DÉBORA, MAGRÃO, RENATA, HENRI, NILZA, SILVIA, AMARILDO, SAEMI, ROSANA MARTINS, ALVARO, MAYSA, MARIA EDUARDA, MINHAS MADRINHAS, COMPANHEIRAS E AMIGAS DE IRMANDADE, AGRADEÇO TODOS OS ESTUDANTES QUE TIVE NA EE AMARAL WAGNER E NA EE ZILDA GOMES DOS REIS DE ALMEIDA, SÃO MUITOS NOMES, NÃO CONSEGUIRIA ESCREVER AQUI SEM COPIAR DAS LISTAS DE CHAMADA, MAS TODOS E TODAS, SEM EXCEÇÃO ENCHERAM O MEU CORAÇÃO DE GRATIDÃO EU JÁ FIZ DOIS VÍDEOS FALANDO SOBRE ESSES INCRÍVEIS SERES HUMANOS QUE ME CHAMARAM DE PROFESSORA EM 2023, AGRADEÇOS AS PESSOAS QUE ME DERAM ROUPAS, ROUPAS QUE JÁ FORAM USADAS E QUE EU CONTINUO USANDO COM MUITA GRATIDÃO, SÃO ELAS: CRISTINA, LANLAN, DAIANE, LILI, SIMONE, JANDIRA, DÉBORA, SAMANTHA, VERÔNICA, AURELITA E PRISCILA, AGRADEÇO O PE JULIO QUE NO COMEÇO DO ANO ESTAVA MAIS ARISCO MAIS MUITO ME ENSINAR EM SEUS SERMÕES, AOS MEUS COMADRES QUE UM DIA ME ESCOLHERAM PARA SER MADRINHA DA HELOÍSA MESMO NÃO COMPARTILHANDO DE UMA MESMA RELIGIÃO, MAS UMA MADRINHA DE CONSIDERAÇÃO E ME PERMITEM CONVIVER COM ELA, AGRADEÇO NOVAMENTE O MEU PRIMO JUNIOR POR TER ORGANIZADO A NOSSA VIAGEM DE REVEILLON, AOS MEUS PRIMOS OSSINHOS E ANGELA QUE NOS PERMITIRAM PASSAR A CEIA DE NATAL E O DIA NA CASA DELES, AGRADEÇO O TRIO LUARADA, DJ PANKARA, DJ RAFAEL, DJ ANDI, Ó DO FORRÓ, MENINOS DO GROOVE, TITÃS, PITY, AGRADEÇO O PESSOAL DA MIX FM, AGRADEÇO OS FUNCIONÁRIOS DO HIGAS E DO SONDA ONDE COSTUMO FAZER COMPRA, MAS TAMBÉM OS DOS HORTIFRUTI PERTO DE CASA, AGRADEÇO AS PESSOAS QUE NÃO VOTARAM NO BOLSONARO NA ÚLTIMA ELEIÇÃO, AGRADEÇO AS PUBLICITÁRIAS CECY E FERNANDA QUE ME AJUDARAM COM AS AULAS DE ITINERÁRIO DO AMARAL, OS FUNCIONÁRIOS DO MUSEU DE SANTO ANDRÉ QUE TAMBÉM ME AJUDARAM NO ITINERÁRIO DO AMARAL DO TERCEIRO ANO, AGRADEÇO AS TRANÇAS QUE A AMANDA E A LIVIA ME FIZERAM, AS UNHAS QUE A JULIANA ME FEZ, AS ESCOVAS QUE FIZ COM A INÊS E A JOSI, O DOUGLAS QUE CORTOU E FEZ ESCOVA EM MEU CABELO, AGRADEÇO OS MEUS PARCEIROS DE FORRÓ JOÃO, TONINHO, BENTO, RONALDO, LUCIANO, CIENTISTA, ALEX, THIAGO, RENATO E TANTOS OUTROS QUE NÃO SEI O NOME MAS SÃO TÃO PRÓXIMOS ENQUANTO DANÇO, ME FAZEM TÃO FELIZ.


O Pe Julio foi provocador em uma missa quando perguntou quem colocava Deus em primeiro lugar na vida, eu vejo Deu em cada uma destas pessoas, vejo Deus na minha saúde, em minhas conquistas, nos lugares por onde passo e até nas coisas … Ele está em Tudo … É tudo !


sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

NÃO É SÓ A EDIÇÃO QUE ESCONDE COISAS

 


    Ual ! Você está muito bem! Cinquenta e um anos e magrinha deste jeito ...
    Não eu não estava bem no dia em que tirei essa foto, eu estava num resort com uma super oferta de comida, recusando petiscos e bebida e dei mole para um sobremesa diet de chocolate, no meu cardápio depois do almoço e da janta eu deveria comer uma fruta e não uma sobremesa diet, simples assim.
    Mas dai eu penso, ah é só hoje, ah só um pedaço, já estou abrindo mão de tanta coisa, coitadinha de mim, e me f*** porque é só comer chocolate que eu fico toda barulhada.
    É tanta gente falando que eu estou bem, que estou linda, ... mas falam isso porque não enxergam dentro do meu cérebro, a bagunça que o chocolate é capaz de fazer dentro da minha cabeça, porque depois do chocolate, vem pizza, vem o desejo de comer o provolone a milaneza (esse pelo menos eu não comi), beber um energético, uma coca zero, ....  Aff !
    Tem gente que olha para o meu corpo e edita como fizeram com a foto acima, apagam que eu tenha uma dificuldade crônica de lidar com chocolate ele acaba com a minha sanidade, com a minha capacidade de fazer escolhas, ele dispara dentro de mim um desejo insaciável de comer ainda mais.
    Foram três potes de mousse de chocolate, a palavra chocolate falada ou digitada enche a minha boca de água ... eu não posso com isso.




    Me vejam como eu sou, me amem como eu sou, uma mulher que hoje esta magra mas que não lida com a alimentação como a maioria das outras pessoas, provavelmente como você que esta me lendo agora e isso não tem nada a ver com o meu peso.




RESSUSCITARAM MINHA VOCAÇÃO

    No dia 22 de agosto de 2022 fiz um vídeo relatando a minha dificuldade em estabelecer vínculo com os alunos, não queria voltar pra sala de aula, foi o ano mais dificil de toda a minha carreira, numa escola exclusiva de Ensino Médio logo que os alunos chegaram à escola se afastaram por conta da pandemia e no terceiro ano não tinham vínculo nem com a escola e nem com os professores, raros alunos demonstravam afeto, interesse em aprender ... foi bem complicado.

    Postei vídeo no Instagram e também aqui mas não consegui abrir, hoje posto um outro vídeo, um vídeo cheio de amor, de gratidão.



quinta-feira, 12 de outubro de 2023

FIZ MINHA ABDOMINOPLASTIA NO HOSPITAL DO SERVIDOR

        Meu nome é Gislaine Perdon, me efetivei como professora de Arte no Estado no ano 2000,  mas  como sou dependente do meu pai no seu plano de saúde Sul América, utilizava os hospitais, clínicas e laboratórios mais próximos da minha casa no município de Santo André.

    Enquanto estive casada, meu marido utilizou o Hospital do Servidor algumas vezes, que eu já sabia que era excelente, mas juntos tivemos a oportunidade de nos certificar disso. Era longe, o atendimento demorado, mas sempre feito com excelência.

    Quando ouvi da Dra. Vivian Calvino Lagares Scalco que eu poderia fazer a abdominoplastia no Hospital do Servidor, fiquei emocionada porque conseguiria me livrar da pele no abdômem e faria isso num hospital confiável, graças ao meu trabalho como servidora pública.

        Sabia que iria demorar, mas eu não tinha pressa, a cada consulta era um nome diferente de médico que aparecia, pesquisava na internet, procurava saber tudo sobre o profissional e quando chegava lá nada de doutor, era uma doutora novinha, linda, atenciosa, que parecia que tinha saído dessas séries médicas que gosto de assistir pela TV, mas me explicava tudo tão direitinho, me deixava tão confiante de que iria realizar o procedimento com segurança, que eu não me iludia com os resultados e nem com datas de quando iria fazer.

        Depois que consegui passar com o anestesista, voltei duas vezes e ela não estava lá, fui bem atendida, mas senti sua falta, eu não me importava mais com o nome do médico responsável, mas se ela estaria junto, eu era sua paciente e sabia que se ela estivesse presente tudo daria certo.

    Quando me internei, na véspera do procedimento, já sabia que ficaria horas na recepção, levei computador, comida e esperaria tranquila. O que eu não sabia é que teria a oportunidade de conhecer  Vilma de Oliveira, uma funcionária alto astral, bem humorada, que "invejou" minha abdominoplastia, mas que me acolheu muito bem e compreendeu a angústia da minha mãe em ter de me deixar ali sozinha e voltar para casa.

    Eu estava no Hospital do Servidor Público, não sei quem é concursado e quem é tercerizado, mas quero me manifestar quanto aos bons e aos maus funcionários que me atenderam. No primeiro dos três dias em que lá fiquei, fui deixada no nono andar que tem quatro blocos e eu não sabia para onde ir, depois que descobri que deveria ir ao bloco D, uma enfermeira pediu a enfermeira Liana que me levasse até o quarto 7, leito 15 e essa não disfarçou sua insatisfação em ter que se prestar a isso. Não sou  o tipo de pessoa que se cala, estava só chegando e a enfermeira Liana me disse que a cara não era comigo e sim com a colega que não cumpriu direito o seu serviço que era o de me conduzir até o quarto.

        A equipe da enfermagem deixou muito a desejar, eu não sei o nome de cada um, talvez com a data e o horário e se for do interesse de alguém, é possível descobrir, mas na hora de colocar o meu primeiro acesso vazou muito sangue, muito mesmo e eu que tive que pedir que trocassem o lençol, antes da troca, eu encontrei uma agulha na minha cama, à noite acordei com muita dor no braço, que estava inchado e a cama novamente molhada porque o acesso tinha vazado outro vez, dessa vez eu pedi que não trocassem de novo o lençol, pois eu queria dormir.  No outro dia, o enfermeiro que chegou, esse eu lembro o nome, Rodrigo, era bem atencioso e preocupado, ele se recusou a usar o mesmo acesso porque tinha ficado aberto e existia o risco de infecção.

        Também presenciei a paciente do leito à frente implorando por um antialérgico porque o ar do centro cirúrgico lhe desencadeu uma tosse alérgica, porém sempre que alguém entrava ela solicitava o remédio e ouvia apenas que iriam falar com o médico, ela foi embora sem saber o porquê de não receber o medicamento. A paciente ao lado passou mal, eu apertei a campainha, a acompanhante da paciente à frente correu para o balcão, demorou pra chegar alguém e quando as enfermeiras chegaram não conseguiam ver a pressão dela e não tinha um médico a postos para uma emergência.

         Continuo o meu relato que, como disse no início, está sendo feito para destacar os bons e os maus funcionários que me atenderam durante este procedimento estético, não é um relato de reclamação mas de denúncia para que melhorem o que precisa ser melhorado.

        Já estava no centro cirúrgico do quinto andar, prestes a operar, quando falei sobre a minha aflição de como minha mãe conseguiria alguma informação com os profissionais ali presentes e a enfermeira Juliana Ceratto, gentilmente adicionou o contato da minha mãe em seu celular pessoal e depois que a Dra. Vivian e o Dr. Gustavo Lima Neves me marcaram, pedi a ela que informasse a minha mãe o horário que eu estava entrando na sala e a previsão de quando tempo demoraria a abdominoplastia. Tenho certeza de que não faz parte das suas atribuições adicionar no seu celular o contato de mãe de paciente, mas ela fez isso, são por esses anjos que Deus coloca em nosso caminho que faço questão de tornar público o meu reconhecimento. 

    Eu tinha visto o Dr. Gustavo atendendo outra paciente no mesmo quarto que eu, não sabia que ele estaria na minha cirurgia, quando entrou para ver as marcações que a Dra. Vivian tinha feito, me cumprimentou com um aperto de mão, antes de olhar para o meu abdomém.

    A consulta depois do procedimento foi com a Dra Anna Luiza, nunca sabia quem iria me atender. Esta médica eu já conhecia de atendimentos anteriores, quando me passou detalhadamente todas as orientações antes da cirúrgia, o Dr. Gustavo Lima Neves entrou na sala e novamente me cumprimentou, pode parecer detalhe mas não é, isso faz muita diferença, pois aproxima o paciente do especialista.

    Quando recebi alta, às sete horas da manhã, a Dra. Vivian me fez também as recomendações necessárias e deixou seu contato em caso de emergência.  Antes vir pra casa, porém,  preferi tomar o primeiro banho no hospital, pois o dreno e a malha eram novos para mim e ter o auxílio de um enfermeiro me deixava mais tranquila, já que meus pais, que tomariam conta de mim, já são idosos.

    Apertei a campainha e demorou o infinito para alguém entrar no quarto, quando isso ocorreu,  foi pra me dizer que não sabiam ainda quem ficaria responsável pelo meu leito, tomei café e nada de banho. Enfim chegou a Liana, a mesma enfermeira que me levou até o quarto no dia da internação, até brinquei que era sina, quando não me queriam sobrava pra ela.

    Depois de muito tempo de autorizada a alta, do café e do banho e com os meus pais já a caminho, viram que eu precisava de mais dois medicamentos e entre um e outro uma espera enorme. Depois disso, mais espera. Minha mãe foi até o balcão e ouviu que a pessoa estava sozinha e que depois alguém iria me liberar. Após mais essa espera, eu fui até o balcão perguntei pela enfermeira responsável e pela Liana e a enfermeira disse que ela iria lá pra fechar o medicamento, depois mais demora para tirar o acesso e para alguém me levar até o térreo. 

        Meu pai, que tinha ficado dentro do carro, teve que aguardar todo esse tempo por conta dessa falta de organização e prontidão da equipe de enfermagem.

        Diante de tudo que expus, me senti desassistida, é muito tempo pra definirem quem será o responsável pelo nosso leito e enquanto isso não acontece, ficamos realmente sozinhos (as), eu não tive a oportunidade de conhecer outras áreas do hospital, não sei se por ser procedimento estético, não é a mesma prontidão verificada em outras especialidades,  mas trata-se de algo que precisa melhorar, com formação, treinamento, concurso público ...  Eu realmente não sei se realmente é isso, mas não fiquei satisfeita.

    Espero ter tornado público, os profissionais que fazem juz ao reconhecimento do Hospital do Servidor como sendo de referência.









terça-feira, 3 de outubro de 2023

VOCÊ TROCA EXCESSO DE PELE POR UMA CICATRIZ?




A gordura era bem vinda, talvez por ser algo que eu conhecia bem ou por me manter aquecida, a gordura não era um problema, a comida em excesso sim mas a gordura definitivamente não.

Quando comecei a emagrecer preocupada com a flacidez eu até procurei um creme da Mary Key, um creme que eu sabia que era bom mas por conta da pandemia, faltou a matéria prima e o mesmo deixou de ser produzido.

Quando cheguei no meu peso ideal procurei uma dermatologista, ela observou o meu corpo e disse só com cirurgia, eu falei não fui pra faca pra fazer a bariátrica e não vou agora por conta da pele, ela tentou me convencer que eu era nova, que a pele iria assar, que era questão de saúde e não de estética mas eu não sabia nem falar essa palavra e não estava disposta a considerar essa possibilidade.

Procurei outro dermatologista que passou cremes manipulados, cremes caros que não davam pra nada e que honestamente não vi resultado, continuei treinando, mas era muita pele e mais um ano no peso ideal já tinha aprendido a falar abdominoplastia e resolvi dar uma sondada no assunto.

Fui em dois médicos do SulAmérica, um do Hospital Bartira e outro da Clinica Ana Rosa, mas o convênio não cobria e ficaria R$ 20.000,00, eu já considerava a possibilidade de fazer essa cirurgia mas pagar estava fora de cogitação.

Em março fui no Hospital do Servidor, até me emocionei quando a médica disse que fariam mas não tinha prazo, pediu os exames pré-operatório, fiz todos os exames, voltei sem ter conseguido agenda com o anestesista, passei no anestesista, voltei na médica e continuavamos sem prazo, até que ligaram pra minha mãe que tinha surgido uma vaga e amanhã interno para operar na quinta-feira a tarde.

Ontem estava num misto de alegria e medo, hoje o medo esta menor, prevalesce a gratidão por essa oportunidade e a tristeza de ter perdido minha amiga Lilian Farah com quem eu compartilharia o mesmo hospital nos próximos dias, eu teria uma camisola igual a dela mas sua missão neste plano foi cumprida antes que eu tivesse tempo de fazer minha abdominoplastia.

Amanhã me interno e depois de amanhã troco pele por uma cicatriz, que os médicos cuidem de mim, que Deus permita que tudo corra bem, que eu não desista de tirar a pele também da perna que também me incomoda um bocado.

Que eu me permita ter um corpo magro, não porque ser magro é padrão de beleza, mas porque estou mais saudável, com mais energia para viver.

Poder fazer essa cirurgia no Hospital do Servidor faz muita diferença pra mim, sou uma professora muito dedicada, raras vezes usei esse hospital, sinto como se tivesse recebendo um bonus de R$ 20.000,00 pela minha atuação como professora, a minha valorização profissional chegou através dessa cirurgia e isso me faz feliz, tão feliz como ouvir hoje de um ex aluno que na minha aula ELE EXISTIA.

Obrigada por eu existir para o Hospital do Servidor, obrigada por ter chegado a minha vez.










domingo, 5 de março de 2023

NÃO TREINO PENSANDO SOMENTE NO AMANHÃ

(Gislaine, feliz, forrozeira, criativa, cheia de amigos, auto estima lá em cima, realizada profissionalmente, bom relacionamento familiar, porém, comendo compulsivamente e odiando academia) 

    Meu nome é Gislaine, sou comedora compulsiva, tenho distorção de imagem, seis parafusos na coluna, e vários ligamentos rompidos nos tornozelos. Quando cheguei na Crosslife Santa estava prestes a completar 48 anos de idade, tinha total aversão a qualquer tipo de atividade física que não fosse dança.

    Eu tinha tido uma considerável perda de peso como podem observar pelas fotos abaixo, emagreci graças a uma "rede de apoio" que terei prazer em detalhar no privado e foi o meu ex marido que, ao me ver magra, carinhosamente sugeriu que eu deveria procurar alguma atividade física.

(foto de outubro de 2020 - 107 kgs e a de agosto de 2021 - 73 kgs)

    Chegava às academias e falava, olhando bem nos olhos de quem me recebia, eu detesto academia mas estou aqui porque sei que preciso,  cada aula experimental o "detesto" ficava ainda mais potente e o "eu preciso" mais sútil.

    A minha psicóloga Ani Paula Mogentale, educadora física e na época aluna da Crosslife Santa, relatou-me o quão espetacular era o Eric, na época professor e proprietário da Crosslife Santa. Aceitei sua sugestão e fiz três aula experimentais e para o meu espanto, gostei. Apesar de ter gostado, paguei contrariada o plano trimestral. Era certo que mesmo tendo gostado das três aulas eu não permaneceria ali, exercícios de força e resistência definitivamente não eram para mim, ambiente de academia não era para mim.

    Mas o improvável aconteceu e, antes que o plano acabasse, fiz o plano anual, o meu único objetivo desde quando cheguei era "continuar voltando", não me importo com números e porcentagens, tenho a doutora Angelica dos Santos Silva, minha nutricionista, para cuidar disto por mim. Também não me incomodo que meus colegas de treino peguem mais peso que eu, façam mais repetições do que eu, ou que saltem em caixotes e subam em cordas, coisas que eu ainda não consigo fazer, eu me sinto acolhida e os admiro pelas suas conquistas.

(foto de quando contratei o plano anual)

    Quando eu cheguei na Crosslife Santa eu ia correndo até a lixeira e voltava caminhando. Era impossível correr 200 metros. Comecei a fazer os exercícios sem peso e fiquei um bom tempo usando apenas o peso de 4kg. Na barra, eu não passava de 3 segundos sustentando o meu peso, aos poucos (bem aos poucos) com o incentivo dos professores e das colegas de treino fui melhorando.

   Uma colega do treino insistia que eu tinha emagrecido e eu dizia que não, de tanto ela falar resolvi olhar os números no controle da minha nutricionista e realmente eu tinha emagrecido 10 quilos sem perceber.

   Como eu já tinha emagrecido antes de entrar na Crosslife Santa, esses quilos a menos não me deixaram tão empolgada, ao contrário de quando fui escovar os dentes e encontrei músculos nos meus braços que antes eu não via. Perdi calças porque agora tenho músculos nas coxas, isso sim é realmente formidável, na minha idade ganhar massa muscular é uma glória. 

    Existem outras mudanças que não aparecem nos espelhos e devem ser relatadas, eu dançava duas músicas e ficava cansada, gostava de xote porque não tinha energia para os forrós mais rápidos, agora para eu cansar tem que ser quatro horas de forró direto, e ainda danço trocando ideia porque tenho fôlego para isso, aposto corrida com as crianças, encaro qualquer escadaria, troquei remédios, por vitaminas e suplementos. 

    Aos 50 anos tenho um corpo que nunca tive, estéticamente continua fora do padrão (um padrão cruel que não respeita minha história e minhas marcas), mas estou feliz, estou saudável e já considero até fazer uma abdominoplastia.

    Porém, eu não treino pensando no amanhã,  na minha mobilidade quando eu estiver velhinha, que não vou enfartar como as minhas três tias, que não serei diabética como o meu avô, sinceramente eu não penso nisso,  o futuro a Deus pertence. 

    Foco em ter qualidade de vida hoje. Se eu soubesse que hoje é o último dia da minha vida, eu seguiria meu plano alimentar, iria para o treino, torcendo para ser o "strong" (treino de 30 minutos que prioriza força) pra ter mais tempo com os meus pais e iria para o forró.

    Treino três vezes por semana, se vou viajar procuro ver se no local tem academia, se a Crosslife vai ter férias procuro um lugar pra fazer aula nestes dias. Embora eu tenha um carinho e respeito enorme pela Crosslife Santa, total identificação com o espaço e o formato do treino, confiança nos professores Fernando, Angelo e Vitão, simpatia pelos (as) colegas de treino, (algumas viraram amigas), pela recepcionista Camila,  proprietária Michele e pela nutricionista Janaína, encontro liberdade para falar das coisas que na minha opinião podem melhorar. O que eles conseguiram despertar em minha vida foi um vínculo com a atividade física, que vai além da Crosslife Santa, são bem raras às vezes que chego no espaço sem vontade de treinar. Hoje, eu realmente gosto de treinar.

    Por isso, amo e recomendo a Crosslife Santa ! 

    Agradeço a oportunidade de poder contar a minha história, boas histórias devem ser compartilhadas.



(foto tirada no dia que solicitaram que eu escrevesse esse relato)


*Na última avaliação eu perdi massa muscular e ganhei gordura mesmo fazendo tudo direitinho, provavelmente é por conta da menopausa. Sabe o que eu tenho que fazer? Continuar voltando, simples assim.




quarta-feira, 24 de agosto de 2022

ESTÃO ME MATANDO


Postei este vídeo no Instagram na segunda-feira, na terça-feira um ex aluno da EJA foi me visitar e enquanto eu conversava com ele, um ex aluno do Amaral me enviou um whatsapp.

Meu amor e meu compromisso pelo magistério continuam o mesmo, por que agora está tão dificil? 

O aluno mudou ou a minha paciência, se o Estado deixasse eu me aposentar aos 50 anos de idade, sendo 25 anos de magistério como era até o ano passado, talvez eu me aposentasse "viva na minha vocação" mas do jeito que esta acho pouco provável.

Comecei a trabalhar com carteira assinada com 14 anos de idade, quando não trabalhava com carteira assinada, pagava carnê de INSS como autônoma, eu não quero parar de dar aula.

Só quero dignidade e respeito e hoje não tenho isso nem do Estado e nem da maioria dos alunos, me perdoem as exceções vocês são os responsáveis para que eu não pegue uma licença psiquiátrica o olhar de vocês me salva a cada aula.

 

quarta-feira, 3 de agosto de 2022

CADÊ O MEU PROFESSOR?

    Eu frequento a aula na Crosslife Santa três vezes por semana, nos dia em que não vou dou uma espiada no Instagram para ver quem estava na aula, a gente acaba fazendo amizade e é legal ver quem foi à aula, ontem observei que o meu professor não estava na foto, será que ele saiu? 

    Cheguei para treinar e o Eric estava varrendo a sala, perguntei se me daria aula, ele disse que sim e conversamos um pouco sobre poeira e fios de cabelo, eu estava sentindo a falta do Mateus mas ele não iria embora sem me dar tchau.

    Mandei um whatsapp ... Cadê você? E a aula começou antes que eu tivesse alguma resposta.

    A aula começou com alongamento em dupla, perguntei para a minha dupla se sabia alguma coisa sobre ele, ela me disse em poucos segundos que ele tinha saído, que tinha conseguido um outro trabalho.

    Eu tenho 49 anos, aprendi que as pessoas estão sempre de passagem na vida da gente, não importa quanto tempo elas ficam e nem a relação que temos com elas. Porém, dá um aperto no coração saber que aquele bigode, aquele sorriso não estarão mais nos meus treinos na Crosslife Santa. 

    O Mateus é engraçado, um menino de 23 anos, provavelmente tem muito a aprender até sobre a sua profissão mas tem coisas que na faculdade não ensina e ele faz direitinho, estabelece vínculo com cada aluno, vai além da aula, sabe sobre cada um dentro e fora do treino, durante a aula enquanto fazia observações sobre a maneira como realizávamos as atividades também falava algo de fora, fazendo o tempo passar ainda mais rápido, impressionante a boa vontade dele em aprender LIBRAS, a cada aula aprendia e utilizava novos sinais com a nossa amiga Taneide.

    No final da aula encontrei um áudio no meu whatsapp, mas eu preferi escrever aqui no blog, tornar público meu agradecimento pelos meses que foi meu professor, por eu continuar treinando, ter mantido em mim o desejo de eu continuar voltando.

     Eu adoro o treino com o Eric, suas aulas foram as responsáveis pela minha matricula no Crosslife Santa, mas o meu primeiro dia como aluna, foi também o primeiro dia do professor Guilherme, quando o Guilherme saiu chegou o Fernando, eventualmente eu ia a tarde, um dia cheguei a tarde e não era mais a Camila, era a Tati, a minha nutricionista sugeriu que eu treinasse todos os dias no mesmo horário e quando cheguei para ser aluna da Tati, era o primeiro dia do Matheus, fui informada que ele ficaria até o final do mês e acabou ficando meses, não tive a oportunidade de dar tchau como foi com o Guilherme, então fica o tchau aqui no blog Matheus.

       Tchau ! Gratidão ! Seja feliz.

    Embora eu goste muito das aulas do Eric, imagino que seja temporária sua atuação como professor, a parte administrativa deve tomar muito do seu tempo, mas aproveito pra registrar também que além de gostar de tê-lo como professor eu confio no seu tato para a escolha do próximo profissional, que a próxima pessoa seja tão do bem como todas as outras que já passaram por ali.

    Como já falei, hoje, graças a você, a todos esses professores que tive a oportunidade de conhecer, o meu vínculo é com a atividade física e não com os professores, colegas e academia, é claro que faz diferença com quem e onde treinamos mas o mais importante pra mim é ter ganho de massa magra, força, resistência é saúde corporal.