domingo, 18 de julho de 2021

MAKAIRA RESIDENCE EM CANAVIEIRAS

    Ontem estávamos no Centro Histórico de Canavieiras quando um rapaz de aproximou e nos convidou para conhecer o Makaira Residence, quando eu disse que o Zé era morador ele disse que era no Atalia e que poderíamos conhecer, que tinha Day Use, a Lanlan perguntou o valor e ele disse que nada era só pagar o que consumíssemos e consideramos a possibilidade de conhecer esse residencial.

    Hoje a Lanlan ficou na praia em frente ao nosso hotel, enquanto eu fui na dona Nilza lavar roupa, de lá fomos na casa da número 2 colocar veneno para barata, encomendar cocadas, colocar o mesmo veneno aqui no hotel e encontramos a Lanlan na praia para conhecer o tal Makaira Residence.

    Chegamos na Atalaia mas o Waze mandava para a Costa do Albino, e resolvemos ir até lá, que lugar maravilhoso, vista linda, uma estrutura incrível.




    Novamente comi mais do que deveria comer, casquinha de aratu, moqueca de aratu, farofa, vinagrete estava uma delícia, eu tive medo que a moqueca não fosse suficiente para três pessoas e por isso também pedi a casquinha, poderia ter ficado sem esse pedido.

    Depois de caminhar pela praia e descansar na rede pedi um copo de cupuaçu que dividi com o Zé, eu não queria ir embora antes do por do sol mas o Zé não aguentava mais, esse é o Zé.

    Tanto ele quanto a Lanlan queriam ir pra casa mas ainda consegui uma paradinha rápida para algumas fotos.


    Sobre eu e o Zé, acho que fomos rebaixados ou elevados a namorados virtuais, não somos mais uma família, não moramos juntos, não temos plano em comum ou melhor o nosso plano em comum o nosso compromisso comum é sermos felizes, correr atrás dos nossos objetivos que não são objetivos em comum, sermos honestos com a gente mesmo, sermos fieis um ao outro, procurar nos ver mais vezes e agradecer a Deus todos os dias por estarmos vivos.






MARISCO MARIDO MOSQUITOS

    Nossa despedida em Itacaré foi triunfal um banho de mar na praia do Concha e a Lanlan ainda se permitiu a prática de stand up, de lá para Canavieiras ela assumiu a direção.

    Quando chegamos em Canavieiras, estavam terminando uma reforma na cozinha da Dona Nilza, aguardamos o Zé tirar a areia da calçada e fomos atrás de pousada, não sabia se ficaria com a Lanlan ou com ele, ele nos levou em uma bem em conta mas a Lanlan preferiu uma outra mais confortável próximo a praia. 

    Optei em ficar com ela como sempre fizemos, pela nosso revezamento desta vez a cama de casal seria minha mas tendo em vista que tenho um "marido" em Canavieiras cedi a cama de casal pra ela com o compromisso que nas duas próximas cidades a cama de casal será minha, na verdade troquei um colchão grande por uma tábua pequena, hoje vou pedir pra trocarem.

    Depois de instaladas, fomos para a casa da sogra, a casa da cunhada e na sogra tinha como sempre muita fartura de comida, eu comi moa penha, chuchu e farinha com a pimenta que eu trouxe de Itacaré, não devia mas acabei repetindo, pensei assim poxa legumes, não comi o legumes que deveria ter comido no almoço acho que posso pegar mais mas claro que não repeti apenas o chuchu peguei moa penha novamente, vacilei dei espaço pra doença e repeti mas já foi.

    Deixamos a Lanlan em casa e fui conhecer a casa da número 2, eu sou a número 5 onde estaria as coisas que vieram de Santo André pra Canavieiras identifiquei duas colchas, algumas almofadas e dois tapetes ainda tinha algumas caixas, quando fui pegar umas roupas que deixei aqui em janeiro tinha uma barata embaixo da mala.

    A casa é grande mas precisa de manutenção, entendi que uma das irmãs do Zé vai morar na parte superior e ele vai trabalhar na parte inferior, rolos de Zé do Berimbau que é melhor não entender.

    Deixei o Zé em casa e vim para o hotel, pra minha tábua pequena, que péssimo dormir neste colchão duro, mas não é que mosquitos, pernilongos, ficaram zumbindo e acordaram a Lanlan, que também me acordou, mesmo com o ar ligado, ficaram perturbando ela e ela a mim, quando ela me contou me enchi de repelente e como durmo de cabeça coberta eles não atrapalharam meu sono, mas a dureza do colchão causou na minha coluna, hoje vou reclamar.

    Todos os dias queríamos tomar café as 7 horas em Itacaré mas lá o café era apenas as 8 horas, aqui já podemos tomar o café mas sem água no quarto demorei pra tomar o remédio da tireoide tive que pegar a água no carro e aproveitei pra pegar o chromebook pra escrever no blog.


sexta-feira, 16 de julho de 2021

A PROCURA PELO BANHEIRO E O ENCONTRO COM O SOL

     Hoje desci para tomar o café, e levei o kit alimentação saudável (Nescau Light, 03 torradas, 01 polenguinho) também tomei o café preto sem açúcar.

    A Lanlan marcou vários pacientes à tarde, então decidimos fazer as praias aqui por perto, escrevi praias mas o nosso objetivo era praia, chegamos na praia do Resende, andamos um pouco pelas pedras e antes de chegarmos na praia Tiririca, decidimos ficar por ali mesmo e observar os surfistas de longe.


    Quando voltamos para a praia a minha barriga começou a causar, peguei a chave da pousada se não conseguisse nenhum lugar voltaria para a pousada, no caminho cruzei com uma mulher e perguntei, qual o banheiro mais próximo daqui? E ela disse que ali não tinha, perguntei se o mais perto era ir ao centro e ela disse que na praia da Tiririca também teria e era mais perto, corri pra lá.

    O primeiro quiosque que avistei já perguntei se tinha banheiro, o rapaz me deu a chave e falou esquerda e esquerda, salva !!!! Ao sair lhe dei R$ 15,00 ele ficou olhando, o que é isso? E eu respondi vou voltar pra consumir, vou buscar minha amiga no Resende. Voltei no Resende e chamei a Lanlan para o quiosque salvador AHORA, pedi um suco de cajá eu gosto de suco de cajá, sempre que venho para o Nordeste peço um mas esse foi o melhor suco de cajá que tomei na vida e era de poupa, veio uma jarra e eu tomei 03 copinhos.


    No almoço pedimos saladas, fiquei com um pouco de vergonha de comer junto o lanche que eu levei de casa, pedi a opinião da Lanlan que estranhou minha pergunta, então comi o lanche com a salada, foi uma manhã maravilhosa, muito sol, quando esquentava muito ou queria um xixinho era só ir para o mar, depois passar numa biquinha e voltar pra cadeira do quiosque tomar sol, bater papo e ouvir música ao vivo.

    A Lanlan precisou sair para atender seus pacientes e fiz amizade com três meninas, duas da Penha e uma de Santos, entre elas uma nutricionista, tinha me chamado a atenção que elas pediam as bebidas alcoólicas sem leite condensado, me falaram de um lugar chamado Iemanjá Beach Club que iriam de barquinho no final da tarde, claro que topei ir com elas.

    Na ida elas demoram um pouco na pousada e eu segui sozinha até o point, não queria perder o por do sol.


    Depois de alguns minutos as meninas também chegaram, foi legal mas durou bem pouquinho porque os borrachudos começaram a nos fazer de porção e voltamos para o outro lado da ilha, vim pra casa (ops a pousada), tomei tanho, estou escrevendo o blog, a Lanlan esta trabalhando e acho que não vou esperá-la pra subir até a Pituba, estou com fome e é melhor eu não ir jantar com muita fome, a oferta de comida lá em cima é enorme.

    Indo para o Pontal onde ficava a baladinha eu comi umas bolachinhas mas pra aguardar até as 20h pra jantar pra mim é muito tempo, subo ante ou como no quarto antes de ir.

    

    Preciso estar atenta a minha alimentação, não sou uma comedora normal. 




quinta-feira, 15 de julho de 2021

TERCEIRO DIA EM ITACARÉ

    Comecei o dia com uma tapioca com manteiga e óregano, café preto e Nescau Light que trouxe de casa, depois fui sacar dinheiro batendo papo com a Fafá por telefone já planejando que quando vier ao Brasil viremos para cá.

    Quando retornei ao hotel, eu e a Lanlan fomos para a Cachoeira de Tijuípe, que estava entre os meus locais preferidos em Itacaré, lá comi três castanhas do Pará e chá Zero, o céu não estava tão ensolarado mas mesmo assim tomei um banho de cachoeira, isso faz eu me sentir mais viva, dá uma chacoalhada "acorda menina tem vida aí dentro"



    No almoço pedi um peixe com molho de camarão, purê de batata e consegui trocar o arroz que acompanhava o prato por vinagrete, comemos e fomos para a praia da Engenhoca, sugestão da amiga Bia que esteve por aqui há algumas semanas atrás.


    Na volta a Lanlan ficou na pousada e eu fui até o Farol na Praia da Concha ver o por do sol, aprovadíssimo não tem tanta gente e a paisagem não deixa nada a desejar da ponta do Xaréu.
    Envie fotos para os Perdon, fiz um vídeo pra tia Nice e uma chamada de vídeo para as meninas do EX EAPO, de verdade espero voltar aqui muitas outras vezes com muitas outras pessoas.



   

     Sei que tenho que viver o dia de hoje, mas já estou ficando tristinha que esta acabando nossa estadia neste paraíso, da próxima vez que ficar uma semana aqui, quero conhecer todas as praias que não conheço e pagar um Day Use na Praia de São José que ouvi falar que vale a pena.

    Tomei banho, comi um sanduíche maravilhoso aqui no quarto com peito de peru, pimentão, tomate e requeijão light, a Lanlan esta atendendo e eu escrevendo no blog e fazendo contato com alguma pousada de Canavieiras que será nosso próximo destino.

    

quarta-feira, 14 de julho de 2021

JERIGUAÇU JERISSSU JE O QUE MESMO? JERIBUCAÇU

Que Itacaré BA é um lugar maravilhoso tenho repetido desde que conheci esse paraíso, ainda não conheço tudo e nem sei se perdoei o Zé por demorar tanto tempo pra me trazer aqui, é a terceira vez que venho aqui eu não conheço tudo mas já tenho os meus locais preferidos.

Jeribucaçu esta no topo, paisagem, peixinho assado, a simpatia dos comerciantes, entre eles a doce Michelle com seus sorvetes (eu não como açúcar mas a doçura dos seus sorvetes ecoa na sua simpatia), fizemos amizade com a Rayana, a mãe trabalha na barraca do Roque, peixe vermelho, farofa de banana e vinagrete mar de um lado e rio do outro, meu Deus !!!!



Como eu queria minha mãe, meu pai, meus sobrinhos, irmão, cunhada, Débora, Simone, Fátima, Milene, Helena, Cido, Aline, Rosi da FATEA, Rosi comadre, Sharon, Juninho, Daisy, Diego  ......... e tantos e tantas amigas aqui comigo. 

Eu já viajei muito, conheço muitos lugares, mas Itacaré é Itacaré !!!

De lá, fomos para a Ponta do Xeréu, quanta história guarda aquele lugar, era para ser segredo (mas não aguento) tive uma caganeira exatamente lá na noite de Natal de 2019, tinha acabado de dar o presente de Natal para o Zé, quando tive um revertério na barriga e foi lá mesmo .....  risos



Mas agora estou comendo direito, tomei café certinho, levei as tâmaras para o intervalo, o almoço demorou mais que o combinado pedi para anteciparem a farofa e o vinagrete depois comi o peixe e a tarde comi castanhas e tomei chá daqui a pouquinho vou comer um sanduíche com requeijão light e atum e vou ao mercado me preparar para os próximos dias.

Não importa o tão certo estou me alimentando até este momento, tudo o que tenho é o dia de hoje!!! O banho de ontem não vale pra hoje, simples assim.




terça-feira, 13 de julho de 2021

MAIS UM DIA EM ITACARÉ

O café aqui na pousada começa a ser servido às 8 horas, mas como nós duas e mais uma família sairíamos para um passeio as 7 horas e 20 min anteciparam parte do café da manhã para que pudéssemos comer algo antes de sair.

Tinha pão de forma, frios ..... não tive dúvida corri até o quarto e peguei três torradas de Quinoa e Chia que por sinal a primeira vez que comi foi na casa da Lanlan, comi as torradas com café sem açúcar e depois peguei mais café com um pingo de leite integral com adoçante.

Na Ilha do Goió acabei com a garrafinha de água, adorei o passeio, brinquei na balança, e caminhei tanto na orla como mar a dentro que era sempre raso, a Lanlan queria conhecer Maraú o passeio que eu fiz no ano retrasado não estava mais disponível então fizemos esse que passaria por outra ilhas antes.


Fomos também para a Pedra Furada, lá comi duas tâmaras e cinco morangos.


Quando chegamos em Barra Grande as pessoas escolheram no restaurante o que comeriam na hora do almoço, pegamos a jardineira e fomos para Itaipu de Fora (que faz parte da península de Maraú) lá comi um sanduíche de atum com requeijão light e logo começou a chover.

As piscinas não estavam tão convidativas como estavam quando fui com o Zé, a maré já estava subindo e a água bem fria, mesmo assim vimos um cardume, quando descolei um piscina com água quentinha começou a garoar forte e tivemos que sair para procurar um abrigo quando parou a chuva optamos em andar na orla até o horário de pegar novamente a jardineira para a Barra Grande.

Lá, enquanto as pessoas comiam fiquei tomando um sol na areia da praia.


Depois que almoçaram fui andar com a Lanlan até a hora de retornarmos para  lancha.

Tomamos banho e quando íamos sair pra jantar novamente chuva, mas hoje não tive dúvida pegar o carro e subir de carro, mesmo sabendo que era perto pensei em dar uma voltinha, no fim acabei me perdendo como sempre, quando chegamos na Pituba procurei por saladas e optei por uma com alface, tomate, milho, cenoura e um filé de frango, era gigante mas dei conta de comer tudo depois andamos um bocado antes de voltar para o quarto.

Já no quarto peguei um Nescau light e vim postar no blog mais esse dia viajando com a amiga na Bahia sem comer compulsivamente.



segunda-feira, 12 de julho de 2021

CHEGAMOS EM ITACARÉ

 Saímos da pousada as 5h30min ....


Paramos o carro em Salinas, cachaça pra tudo quanto é canto não manjo muito de cachaça mas a Lanlan disse que é uma marca famosa mas eu peguei meu Nescau Light e um bolinho, ainda ia tomar o leite quando a Lanlan chegou com um cafezinho sem açúcar.

Seguimos o Google Maps e também um roteiro que trouxe impresso, mas não é que fomos parar  numa estrada de terra no meio do nada e só a gente, no começo uma surpresa não imaginávamos isso a opção era sempre as melhores estradas com pedágio mas lá estávamos e eu no volante, uma aventura a parte, o carro passou no teste de estrada com pedras e buracos.



Quando saímos da estrada de terra já com fome, andamos um pouco e assim que possível parei o carro pra comer um lanchinho que estava no porta malas, tinha um lanche de peito de peru e tínhamos um tomate, divino assim que pegamos a estrada vimos um restaurante mas já estávamos de barriga cheia.

Ficamos sem celular quase o tempo todo, por isso não é possível pesquisar postos de combustível, restaurante, pousada ... é só seguir o roteiro e pronto.

Passamos por Itororó a terra da carne de sol, Itabuna ... a Lanlan queria conhecer Ilhéus demos uma paradinha por lá antes de seguir até Itacaré.



Quando íamos sair pra jantar, caiu um baita toró ainda tinha um lanchinho de peito de peru com milho e comemos por aqui, só que agora a única opção é um lanche com atum puro e amanhã as 7h20min teremos um passeio e eu tenho dois motivos pra levar meu próprio lanche o primeiro é não abrir mão do meu plano alimentar e o segundo é economizar grana.

Pois é, mal começamos e estou sem grana, trabalhando muito, morando com a mãe nem gasto muito mas não tinha na conta a grana que pensei que teria, estou devendo pra Lanlan um pouco do que ela gastou com combustível e o passeio de amanhã que não foi barato. 

Na verdade, o que me ferrou foi que eu tinha certeza que estava tudo pago nas pousadas já que cadastrei o cartão de crédito mas não estava pago, em Brumadinho cobraram 50% e aqui em Itacaré não cobraram absolutamente nada e eu nem verifiquei na fatura coloquei pra pagar e acreditei que estava pago, não vejo a hora de ficar rica na sexta-feira ... risos

domingo, 11 de julho de 2021

FALTA MUITO? FALTA!

Conforme o previsto tomamos café  (dois pães de queijo pequeno, café com um pouquinho de leite integral e chá de hortelã) às 7 horas e pegamos a estrada, a Lanlan começou no volante porque eu estava com o roteiro impresso e ficaria como copiloto.

Entrou uma ruazinha antes, recalculou não dei muita importância afinal queríamos a BR040 e estávamos indo pra BR 040, só que de repente sem sinal de Internet o caminho não levava a lugar nenhum, pela primeira vez nos perdemos isso já era esperado mas tão cedo, fiquei desapontada comigo mesma.

A Lanlan dirigiu mais um pouco e encontrou uma senhora que nos indicou o caminho detalhadamente teríamos que voltar para Brumadinho, somente quando voltamos percebemos que aquele errinho que parecia bobo que logo o Waze recalculou nos devou a outra direção da BR040.

Paramos para almoçar, eu comi salmão a Lanlan picanha e alcatra no alho, arroz, legumes, verdura ... comida de gente grande mas comemos com elegância.

Depois do almoço assumi o volante, chegamos a 1/4 de combustível porque eu estava olhando para temperatura ao invés de olhar o combustível aproveitei pra comer um bolinho tomar um cházinho e as 17h40min passamos em frente ao hotel onde o amigo Jura tinha dormido com a Dinda, era cedo e resolvemos andar mais um pouco.





Mais um pouco não era muito mais, mas foi o que aconteceu sem pousada no caminho, sem acostamento pra revesar o volante ou fazer um lanchinho, um monte de caminhão a primeira placa pousada paramos, é um lugar bem simples espero amanhã acordar bem cedinho e seguir viagem.

Aproveitei pra comer pão integral, patê de ricota com alho e peito de peru eu queria muito colocar um tomatinho mas esqueci no carro. Dei um tempinho e fui comer a fruta, um dos morangos já estava estragado uma pena porque tâmaras, damasco e morango é chiquérrimo .... risos

Fui mexer no celular, vi que faltava 6h30min pra chegar fiquei super feliz as 10h50min já estaríamos em Itacaré BA, cheguei a conclusão que mesmo sem querer pegamos um caminho mais rápido "só que não" chegaríamos as 6h30min se fossemos direto sem parar amanhã teremos mais do que andamos hoje pelo caminho se tudo der certo chegaremos amanhã no final da tarde.


Sem pressa mas já querendo chegar logo .... risos

sábado, 10 de julho de 2021

SEGUNDO DIA NO INSTITUTO INHOTIM

Hoje foi realmente maravilhoso!



Ontem não demos conta de ver tudo o que nos sugeriram fazer na recepção, os carrinhos não nos levavam exatamente onde estavam as obras, demoramos para entende sobre as rotas de cada carrinho, as cores ... andamos muito. 

Não tive dificuldade para caminhar, 30 kgs mais leve, fazendo as aulas de dança mesmo virtualmente e andar vez ou outra me trouxe algum condicionamento mas perdíamos tempo com essas caminhadas que não estávamos imaginando que faríamos.

À noite peguei o mapa e estudei, anotei tudo o que não tínhamos visto e tudo o que gostaríamos de ver, a expectativa é que hoje teríamos que andar ainda mais, não poderíamos dar bobeira ou dois dias não seriam suficientes.

Chegamos ao parque e ele ainda não estava aberto, tivemos tanta sorte, obras que não estavam abertas para visita ontem hoje estavam, rotas de carrinho que não funcionaram ontem hoje funcionaram, havia mais visitantes hoje que ontem mas eles nunca estavam onde nós estávamos o que foi muito bom.



No café da manhã eu tinha comido pão integral, queijo branco e café preto no hotel, sentei de costas para a comida, para o intervalo levei tâmaras, mas olha só onde comi as quatro tâmaras.


No almoço eu comi um lanche de pão integral com patê light de atum, à tarde umas bolachinhas com chá, antes de sair do parque aceitei o convite da Lanlan para tomar um cafézinho preto e agora a noite repeti o lanche de pão integral com patê de light de atum mas incluí milho, está dando certo não tenho sentido fome.





Ainda tenho mais um leitinho ou derivado de leite hoje a noite e amanhã rumo a Itacaré entregando a Deus mais um dia viagem, serão 20 horas de viagem, sem saber onde exatamente iremos parar para comer e/ou dormir.

Sem pressa de chegar! Nesta viagem o ir é tão bacana quanto o chegar, papeamos, observamos as paisagens, ouvimos música ... aproveitando cada momento.

Que Deus nos proteja!

sexta-feira, 9 de julho de 2021

CHEGAMOS EM INHOTIM


Saímos de Pinhalzinho às 4 horas da manhã, acordei as 3 horas da manhã e não tomei o remédio da tireoide eu sabia que se tomasse café da manhã naquele horário um tempo depois já iria querer comer novamente então deixei para tomar o remédio da tireoide depois do banho.

Demorou para clarear, a paisagem era linda parecia um sonho, aquela neblina parecia uma fumaça com as árvores de fundo, algo surreal, me lembrou Salvador Saly, eu adorei então pedi pra Lanlan tirar foto, peguei ela de surpresa e as fotos não registraram a beleza daquela paisagem.

Por volta da 7h parei pra comer, peguei um pacotinho de bolacha e um Nescau light, a Lanlan passou para o volante e eu aproveitei pra dormir, ela levou uma coberta no carro, estava muito frio, que soninho gostoso, acordei depois de 30 minutos mas a sensação foi que dormi 2 horas.

Eu tinha feito uns kits, com duas tâmaras, três morangos e um damasco comi um potinho deste antes de precisar correr para o banheiro, pois é ...

A única coisa que não estava nos planos é que eu iria menstruar na manhã da minha viagem e que desceria tanto, eram placas e placas de sangue, tive que trocar de calça e calcinha em banheiro de restaurante na estrada, fazia tempo que eu não via tanto sangue saindo de mim.

Chegamos no Instituto Inhotim as 12h, comi pão com salpicão que eu mesma fiz, ainda no estacionamento, lá dentro comi três castanhas do Pará e agora na jantar, já no hotel comi lanche de peito de peru com patê de ricota e alho que a Lanlan fez.



Ainda tenho um leitinho ou derivado antes de dormir, estou super feliz que estou conseguindo me manter em abstinência do comer compulsivo.

Graças a Deus !!!!





quarta-feira, 7 de julho de 2021

ALIMENTAÇÃO NA ESTRADA

Amanhã pego a estrada com a minha amiga Lanlan ...


Você não tem medo? Sério? Dirigindo? E se furar o pneu? E se quebrar o carro? E se não tiver sinal no celular? O serviço de seguro lá não é como aqui. Não vai dirigir a noite, hein? Com chuva, não dirija! E se alguém assaltar vocês? Mas não tem medo mesmo? E se quando vocês pararem alguém ver que estão viajando sozinhas? É perigoso. Não tem medo? NÃO !!! 

Não tenho medo, a princípio eu iria até sozinha o convite para Lanlan veio quando a decisão de ir para a Bahia dirigindo já estava tomada.

Mesmo indo com uma amiga, você não tem medo mesmo? OK! Eu admito meu medo, tenho medo DO QUE VOU COMER AO LONGO DO CAMINHO.

Adoro minha nutricionista mas o cardápio dela é perfeito quando estou em casa e não quando vou pegar a estrada sem saber o que encontrarei pelo caminho principalmente viajando no meio de uma pandemia que quanto menos eu parar na estrada mais prudente será.

Preciso de alimentos fáceis de serem consumidos, que não precisem ser esquentados e que uma "geladeirinha" no porta malas dê conta de não estragar ... definitivamente preciso adaptar o cardápio.



Mudanças:


Café da manhã - Apenas uma unidade de leite

Intervalo - Uma fruta

Almoço - Tirar o feijão e acrescentar o queijo

Intervalo - Tirar a fruta e colocar o carboidrato

Jantar - Incluir o queijo

Ceia - Fruta


Manter o simples! Entregar a Deus! E manter contato com os meus iguais ...